Desabafo

Olá, leitores! Hoje vim aqui falar sobre um assunto muito sério, que logo pela manhã já me deixou revoltada. Um determinado Anônimo postou 3 comentários na resenha de Mira-Olho dizendo mil coisas do tipo: "você não apoia a literatura nacional, você foi muito cruel falando mal do livro, você não aceita crítica por isso seus comentários são para aprovação, etc, etc, etc... ".
Bom, antes de mais nada eu quero dizer que sim, eu aceito crítica. E posto TODOS os comentários que são deixados aqui no blog, sejam eles bons ou ruins. O único motivo pelo qual os comentários são sujeitos à aprovação é porque dessa forma os comentários recebidos são enviados ao meu e-mail, e assim posso ler todos, sem exceção, e retribuir todos, novamente sem exceção.
Essa pessoa que nem teve a coragem de mostrar a cara não tem a menor ideia do que está falando! 
Eu não apoio a literatura nacional? Olha as minha resenhas e você verá que no mínimo 50% são de autores nacionais, e raras são aquelas das quais eu falei mal. Livros como Manfelos, Baroak, O Mendigo, Hathor, Estrela Píer, Fios de Outono, Morte no Litoral, entre muitos outros, são excelentes, nacionais e tiveram resenhas que evidenciasse suas qualidades. Da mesma forma como eu não apenas critico, eu também procuro pontos positivos que possam atrair leitores ao autor! Se você reler a resenha de Mira-Olho você verá que é a pura verdade!
As resenhas são baseadas na MINHA opinião quanto ao livro. Todos os autores parceiros, as editoras parceiras e os leitores têm TOTAL consciência disso. Antes de fechar parceria com qualquer autor sempre envio minha política de parceria e, caso este Anônimo queira conferir, basta olhar a página de parcerias e você verá que na política de resenhas (logo abaixo da política de Autores, que fique bem claro que ela não está 'escondida') explico que não vou agradar ninguém só porque enviou o livro pra resenha, ou porque é autor nacional. 
Se você é um autor você tem que saber lidar com críticas. Da mesma forma como eu sei, caso contrário não estaria aqui explicando a situação para uma pessoa que não conheço e que obviamente não quer ser conhecida, não é, ANÔNIMO?
Por que eu deveria dizer que todos livros nacionais é excelente uma vez que não penso assim? Conheço muito bem todos os problemas e dificuldades pelas quais um novo autor passa para publicar no Brasil, e lamento que sejam tão discriminados. No entanto, o autor que se sujeitou a enviar o exemplar para resenha já estava consciente de que a opinião seria a minha, e não a dele, escrita aqui. Assim como, acho que devo ser sincera com todos os meus leitores acima de tudo, uma vez que são eles que leem e confiam em mim e no foi postado aqui. 
Talvez você seja um autor ou autora nacional, ou talvez não passe de um crítico qualquer, caro Anônimo, mas ainda assim achou que estava sendo muito superior escrever comentários gigantes em Anônimo que possivelmente seriam apagados. Pois é, NÃO FORAM! 
Para provar que nenhum comentário é apagado deixei até mesmo os seus. E peço que todos os leitores que estiverem lendo isso agora que LEIAM os comentários na resenha de Mira-Olho, e se você partilhar da mesma opinião, por favor, deixe seu comentário e volte para confirmar se ele foi ou não aceito. 
Peço desculpas aos leitores por este momento de desabafo, mas realmente não sou de aguentar absurdos calada. É claro que as resenhas aqui são apenas a minha opinião, e que muitas outras pessoas ainda vão ler estes livros e podem ter opiniões diversas, mas essas aqui são as minhas, e vou continuar sendo o mais sincera possível com vocês, porque muitas vezes já li e comprei livros só porque uma resenha falou bem, e quero que vocês sintam a mesma confiança para fazer isso ao lerem as minhas resenhas, por isso não vou decepcionados com atitudes de puxa-sacos. E jamais apagarei comentários propositalmente por serem críticas, afinal, se eu quero que vocês respeitem e levem a sério minha opinião, como posso eu desrespeitar e menosprezar a de vocês? 
Sou uma estudante de Direito, e faço este curso não pelo dinheiro ou pela enorme área disponível, mas sim porque tenho um senso de Justiça que me faz gritar ao ver calúnias como essa. E você, Anônimo, não falou nada além de calúnias.
Obrigada a todos que leram isto. Até logo! 

42 comentários:

  1. Voce está certíssima Camila. Este anonimo com certeza nao tinha o que fazer, olhou o seu blog, e em vez de elogiar, escreveu coisas insignificantes. Azar o dele, pois nós estamos contigo. Se bem que hoje dá pra levar esse infeliz à justiça...pois CALÚNIA é crime...ahahaha...bjOs e nao fique chateada, continue brilhando

    ResponderExcluir
  2. Anônimo25.8.12

    Caramba querida, voce esta certissima. A opinião é sua, doa quem doer, voce nao vai mudar por qualquer um.
    Esses ''zé povim'' pensa que se dá bem dessa forma. Aaah amiga, se ele fosse tão bom cadê que ele nem se nomeou nos comentários? Ele é muito é um ?!@!#@$#. Fico revoltado com isto!!
    Continue sempre assim Camila! Voce é 10. Temos que nos impor.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo25.8.12

    Desde o início minha crítica foi construtiva, não foi com o intuito de monosprezar vc. Mas vc levou tudo a "ponto de faca" e se mexeu mais com os comentários que pareceram atacar seu ego. Novamente não foi isso.

    Mas veja bem, tanto vc se mordeu com as críticas, que fez esse post gigante de "desabafo". Agora imagina vc investir rios de dinheiro, tempo, nome, e sonhos, e ver uma pessoa criticar de uma maneira grosseira.

    Eu não falei aqui para vc ser puxa-saco de ninguém e muito menos para não dar a sua opinião nas resenhas, falei apenas que colocar nota (ou seja, estrelas) em autores que estão começando, é crueldade sim senhora. Quem está na chuva, é pra se molhar, eu concordo com isso, mas eu espero que vc tenha discernimento pra saber quem já tem condições de aceitar uma crítica que pode acabar com um sonho, entenda isso, antes dele começar.

    Não quero uma proteção, uma blindagem contra autores nacionais. Não é essa a questão. A questão é, novos autores, que recém tiraram seus livrinhos do forno, e estão tentando sobreviver nesse mercado literário preconceituoso. Pois assim,vc só afirma mais ainda o preconceito contra eles, dando notas, pelo menos para os novos.

    Quando eu falei em apoiar a literatura brasileira, eu falei em senso de responsabilidade, de compreensão, e não apenas receber DE GRAÇA livros e escrever mal deles aqui (ou bom). Crítica é uma coisa, sinceridade é uma coisa, mas grosseria e falta de responsabilidade (e até mesmo de empatia) é outra.

    E eu escrevi sobre anônimo pois sabia que vc poderia ficar extremamente irritada com as minhas críticas. Imagina se eu colocasse meu nome aqui e vc fizesse o que fez, um post enorme e magoado e um levante de seus leitores contra a minha pessoa, pedindo para eles irem ler o que eu escrevi e comentar (vulgo, me xingar.rs). Leiores esses que não compreendem também as dificuldades de ser um novo autor, já que muitos nem pensam em se tornar um, justamente pelas dificuldades que relatam aqui.

    Portanto, desde o início de meus outros comentários, não foi com o intuito de te criticar por criticar, mas sim uma crítica para abrir os seus olhos e mostrar que vc, bem ou mal, é uma formadora de opinião aqui nesse espaço, e muitos deixam de comprar livros ou de vê-los com bons olhos, livros que estão recém engatinhando, por conta de suas notas (estrelinhas) e de suas críticas sem consciência.

    Existem diversos blogs que sabem das dificuldades do autor nacional e os poupam de dar notas, já que eles recém estão entrando no cenário.

    Chutar quem está subindo no palco e é muito vulnerpavel é muito fácil, triste e cruel.

    Espero que vc não apague esse meu comentário.

    E por fim, vc pode manter uma sinceridade com seus leitores, aliás, vc deve! Mas que leve em conta a vulnerabilidade de um novo autor. Para ser correta com um, não precisa massacrar o outro e vice-e-versa.

    Eu leio diversos blogs que também dão notas, estrelinhas, enfim. Porém, são bem mais conscientes e não fazem que nem vc que chegou a dar nota 2 aqui para uma nova autora... Nota 2!!!! E depois nos comentários as pessoas ficaram axingalhando e menosprezando o livro.
    Os blogs que eu lei que dão nota, não fazem isso com autores que estão começando e tem que enfrentar MUITO o preconceito dos leitores, pq eles preferem ler livros estrangeiros.

    Espero mais uma vez que vc entenda essas críticas (pq da outra vez, vc não entendeu e ficou arredia e alarmada com os que pegavam em seu ego, como não ser apoiadora da literatura nacional).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caram, autora, nem ao menos terminei de ler este seu texto sem sentido, afinal, seus comentário só fazem meu blog ficar conhecido.
      Mas leia os comentários deste post além do seu, e vc verá o quao ridicula é essa sua ceninha. afinal, resenha é pra dizer o q EU achei do livro, e se eu NAO GOSTEI, a opiniao é minha, nao, nao vou elogiar um livro ruim, o padrao de resenha é um pra todos: com nota e com minha opiniao SINCERA.
      Nao gostou, pare de ler!
      e só pra constar, nem todos os livros nacionais q eu resenhei foram de graça, entre em contato com cada um dos autores e vc verá.
      Se a autora ou autor é novo ou nao isso nao faz a MENOS DIFERENÇA, o q eu avalio é o livro e nao a experiencia!
      já dei notas menores pra livros estrangeiros tb, pq, novamente, eu avalio o LIVRO, nao a nacionalidade deste.
      e mesmo q eu nao apoiasse a literatura nacional (algo q eu faço, divulgando por exenplo) o q vc teria a ver com isso?
      Sua crítica me afetou? É claro, estou me formando em direito e odeio calúnias, afinal, isso é um CRIME previsto em lei.

      Excluir
  4. Anônimo25.8.12

    E outra coisa, comentários abertos (sem precisar de aprovação), também vão para o email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao vao nao minha querida, se nao eu nao deixava eles para aprovação :D

      Excluir
  5. Anônimo25.8.12

    E mais uma última coisa: tanto vc NÃO apóia a literatura nacional, que nos videos que vc faz, não vi NENHUM livro nacional que vc disse ter COMPRADO, só livros estrangeiros.
    Pq vc não compra livros nacionais se vc diz que apóia a literatura nacional?

    Então apoiar a literatura nacional é ganhar um livro DE GRAÇA e falar mal dele em seu blog? Isso é apoiar a literatura nacional?

    Portanto, só pra reforçar que criticar um autor estrangeiro qualquer ou nacional consagrado, não é o mesmo que criticar um novo autor, que vc poderia pensar nele como uma criança brincando de pega-pega. O famoso café-com-leite. Eles poupam a criança no pega-pega não pq eles não são justos com os outros competidores ou com o público, mas pq ela ainda não tem capacidade de ser ágil e veloz contra os outros. E poupá-la não é ser puxa-saco, é ser mais justo e consciênte. E dizer para essa "criança" que ela é fraca e lerda, não é apoiá-la e nem ser sincera, é somente ser cruel e não levar em conta a sua condição inicial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao discrimino autores quanto à sua experiencia, nacionalidade, cor, raça, ou o preço de seu livro.
      e como já disse, nem todos os livros eu recebo de graça!

      Excluir
    2. Anônimo25.8.12

      Vc por acaso COMPRA algum livro nacional? Pois nenhum em seus videos que vc disse que COMPROU foram nacionais. NENHUM! Só estrangeiros. Mais uma vez eu falo, apoiar a literatura nacional não é GANHAR um livro de graça e falar mal dele!

      Não vou perder nem tempo com os comentários de quem está escrevendo aqui, pq são só ofensivos, não tem nenhum conteúdo. Nenhum deles se falou sobre a questão literária aqui no Brasil, ou dos prejuízos de uma resenha do mal como as que vc faz, ou tendo uma visão aprofundada do que é literatura realmente e todo o seu processo. Nada!

      Estão simplesmente vindo aqui, insuflados por vc, para me ofender. rsrs. E depois vc pergunta o pq eu escrevi em anônimo né.

      E para vc ver o quanto uma crítica é algo ruim, que vc se revoltou dessa forma. Fala até em calúnia...rs, e crime. Não caluniei ninguém, estou criticando a sua forma de julgar os livros, colocando notas em livros de novos autores nacionais. Pra mim isso é maldade, é crueldade e sem nenhum senso de justiça ou empatia.

      mas pra vc ver como críticas são péssimas e nos ferem, que vc ficou do estado em que está e até fez esse post para desabafar a sua revolta com uma crítica e para insuflar pessoas a amaciarem o seu ego novamente e a xingarem o autor das críticas.

      Vc está se apegando somente em comentários que eu fiz em relação ao seu ego, e não está se atendo às questões das dificuldades de publicação para um novo autor, a quanto é prejudicial uma crítica ferina para um autor que está tentando fazer seu livrinho sair um pouco do anonimato, ou seja, da responsabilidade mesmo de um crítico. Vc só se ateve a questões que mexeram com seu ego. E essas poucas questões que mexeram com seu ego, foram difícies de serem lidas né? Agora imagina um novo autor, que teve seu livro publicado em menos de um mês, aos trancos e barrancos, receber pedradas suas.

      Esse papo de "falo a verdade, doa a quem doer" não é justificativa para grosseria e nem paa falta de responsabilidade social.

      Pare de falar que vc faz direito, pois isso não é necessário...rs, e só demonstra o quanto vc não aceita crítica também, o quanto vc fica possessa com críticas, mesmo elas sendo construtivas e vc não tendo nada a perder.

      Excluir
    3. criticas sao bem vindas!
      a sua já foi aceita, lida, analisada e DESCARTADA.
      Beijos e volte sempre. Nao eprco mais meu tempo lendo comentários de qem nao tem peito pra mostrar a cara como eu fiz, afinal, se vc está tao doída com a minha resenha, conheço mto bem o motivo.
      se a opiniao dos outros é inofensiva oq faz vc pensar q a sua nao é?
      qerida, minha vida vai prosseguir com a mesma felicidade q a de antes, nao é vc q vai muda minha opiniao, nao me importo com o q vc diz sobre má divulgaçao, criticas ruins, crianças e todo esse blablabla...
      o blog vai continuar o mesmo, assim como as resenhas.
      nao gostou? TCHAU!!

      Excluir
    4. Anônimo25.8.12

      Antes de tudo, querida não, querido! rs. Desde o primeiro momento em que eu vim aqui escrever para vc, eu já esperava que vc não fosse gostar de todas as minhas críticas, mas se portar dessa maneira infantil que vc se portou e dando chiliques do tipo: "estou fazendo direito", "faço minha crítica doa a quem doer", "eu processo", "pessoal, venham me ajudar", confesso que isso eu não esperava. Esperava mais maturidade e maior diálogo, até mesmo trocas de idéias, o que não ocorreu, infelizmente.

      A respeito do anonimato, já que vi que vc insistiu com isso, ele nada mais é que uma medida para me resguardar de tietes que não dialogam e só sabem sair xingando quem critica o blog ou o blogueiro que elas gostam. A mesma coisa acontece quem critica um posicionamente de uma celebridade e vem um monte de tietes que nem pensam na questão, só querem matar o autor das críticas.

      Teve um outro site que eu havia feito umas críticas parecidas com as suas, e o cara que escrevia as resenhas foi tão educado e compreendeu tanto o que eu estava falando, foi tão inteligente, que trocamos vários posts que eu até me senti a vontade de sair do anonimato, sabendo que não viriam tietes sem opinião própria somente me xingar, falando grosserias, por minhas opiniões contrárias ao blogueiro. E esse blogueiro entendeu que realmente dar nota (estrelinhas, o que seja) para NOVOS autores brasileiros (entenda, novos autores e não autores brasileiros) não era legal realmente. E olha que as resenhas dele não eram nenhum um pouco grosseiras como as suas.

      Excluir
    5. processar? eu disse isso? Uau, e q qnd eu digo q vc nao sab o q vc diz vc aind avem discutir.
      Nunca flei q ia te processar, nao perco meu tempo com qalqer um.
      esse é o último comentário seu q eu respondo, o resto eu só direi: Beijos.
      desculpas esfarrapas nao colam, é tao covarde q se esconde no anonimato, desculpa, mas pra mim vc e sua opiniao valem menos q NADA. Ta preocupada com minhas criticas e com MINHAS RESENHAS? eu to preocupada com o bolo q ta no meu forno!! Viu a diferença?
      beijos

      Excluir
    6. Anônimo25.8.12

      É, pelo andar da carruagem, pedir discernimento e maturidade pra vc está difícil mesmo. Até pq, vc não conseguiu debater NENHUM ponto que eu falei, nenhuma crítica construtiva que eu apontei.

      Cada vez que vc vem aqui e dá mais chilique pelas críticas que recebe, vejo o quanto é despreparada para ser uma crítica literária. Mas será que depois, a noite, quando vc pensar sobre o assunto sozinha, irá refletir o quanto críticas te abalaram e então irá fazer o contraponto de como as resenhas grosseiras que vc afz, colocando notas 2 ou 3 para novos autores nacionais, tamém machucam um monte quem está começando e pode até acabar com um sonho ou a carreira de alguém?
      Será que vc vai conseguir refletir sobre isso? Eu espero, de verdade que sim

      E tomara também que vc, depois desse bafáfá, seja uma incentivadora da literatura nacional, COMPRANDO LIVROS NACIONAIS, principalmente de novos autores que estão começando aos trancos e barrancos. Espero que vc não só COMPRE LIVROS ESTRANGEIROS e ganhe os nacionais de graça, ainda falando mal deles e colocando notas 2!

      Excluir
    7. Sabe anônimo entendo seu ponto de vista, não posso dizer que concordo exatamente com ele pois já tratei primeiros livros de forma bem pior que da Camilla (não me orgulho disso) mas é apenas uma busca, busca pelo melhor e pela verdade. Há algum tempo aconteceu o mesmo problema entre blogueiro e novo autor, a critica da época foi até mais ferina que esta, eu li, analisei todos os lados e hoje sou amiga da blogueira e da autora de quem inclusive comprei o livro. Enfim sobre esta resenha especifica, acho que não era pra tanto, não pra chegar neste ponto, imagina se você sair pela blogosfera ofendendo todo mundo que não gostar de um autor nacional? Não só estará podando a liberdade de expressão, utopia de todos e que raramente alcançamos, como estará apoiando essa nova cultura de tapinha nas costas, a resenha "das tias" em que tudo é lindo. Ela não foi cruel, posso garantir, pois se caísse em minhas mãos talvez fosse bem pior, não falo deste livro especificamente, mas de qualquer livro mediano, não pq eu ache legal ser cruel, mas porque eu assumo meu poder critico e faço jus a ele.
      Camila entendi sua resenha resumão e achei bem valida sua ideia.
      Há anônimo caso queira conversar pode ir no meu blog, pode deixar sua opinião e não precisa ser anônimo, meu blog não tem fãs tem pensadores e participantes que sabem o quanto gosto de ouvir todos os lados. Dependendo do post eu modero sim, principalmente os polêmicos, como não entro no blog todo dia, poderia chegar lá e ver um monte de gente me xingando, conversando sobre mim e só saberia dias depois, assim fico ativa para responder o que achar mais importante.

      Excluir
  6. A pior parte desses comentários todos e dessa "critica" é que ele ainda foi feito em anônimo, ou seja, essa pessoa não teve a coragem nem de mostrar a cara, chega a ser uma covardia. Bom, eu super concordo com você, acho que quando vamos escrever resenhas devemos sempre ser sinceras, livro sendo nacional ou não, porque afinal, só o que importa é se o livro foi bom ou não, não importando a nacionalidade. Adorei esse seu desabafo.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Camila, chega a ser revoltante como as pessoas nos julgam, julgam nossas opiniões pessoais, sem ao menos parar para pensar o porquê de termos dito algo. E pior ainda, sem se identificar.
    Acho que, se tivesse acontecido comigo, eu também teria feito um post desses, não para me explicar - porque se a pessoa não se identific, não tenho obrigação de responder comentários assim -, mas pela revolta que eu sentiria, assim como você.
    Apoiadíssima!

    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  8. OI Camila você ta certa. Você não pode falar que um livro é excelente se ele não é. seria mentira e isso não é legal.
    Beijos.
    http://umlugarnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que desaforado esse Anônimo.
    Eu concordo com você Camila e eu como autora, gostaria SIM de ler as críticas tanto boas quanto ruins dos meus livros, até pq isso funcionaria para melhorar minha escrita. Eu sei bem como é a dificuldade de escrever e publicar um livro como esse Anônimo se referiu (tanto é que já tenho quatros livros e NENHUM publicado), mas não creio que você esteja "caluniando" (como ele disse) os livros de autores nacionais. Se o sujeito não gostou das críticas apontadas por você, tenho certeza de que a autora irá aproveitá-las.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Camila, tá cada vez mais difícil fazer parceria com autores nacionais. Muitos não aceitam críticas por acharem que na parceria você é obrigada a falar bem do livro. :(
    Uma pena que isso esteja acontecendo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Anônimo25.8.12

    Eu não acho que vc tenha sido cruel com a resenha de Mira Olho. E eu acho ridículo essa pessoa estar fazendo mil críticas. Se ela não gosta das suas resenhas, é só não entrar mais no blog, simples!

    PS:sou outro anonimo tá?

    ResponderExcluir
  12. Camila, já passei por isso e te entendo de verdade, li todos os comentários e nunca vi uma pessoa tão sem noção na minha vida! E o pior de tudo, quer defender o anonimato, é fácil falar, mas aguentar as consequências não? Que tipo de gente faz isso? Quando eu vou criticar algo eu critico na cara dura, se for para ser anonimo não aceito!
    Só uma dica para você! Não apoie a literatura nacional, apoie a literatura boa, pois essa é a que vale a pena! Você não é obrigada a comprar nacional, e ninguém pode te julgar pela sua opinião. Continue fazendo os eu trabalho bem feito e ignore esse tipo de critica!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa me intrometer. Adorei o que você disse para a Camila. Temos que apoiar a literatura boa e não só a nacional. Se o autor nacional for bom, por que não apoiá-lo? Não é verdade? Não é dizendo que a pessoa é obrigada a apoiar a literatura brasileira que faremos com que ela goste do livro.

      Beijos e você está certíssima...

      Excluir
  13. Camila, esse tipo de coisa nem merece ser dada tamanha importância. Eu li sua resenha, os comentários e esse post e sabe, você está certíssima. Todos os autores e editoras que enviam livros para análise têm plena consciência de que nós blogueiros faremos a resenha de acordo com o que NÓS achamos do livro, afinal é isso que os leitoras procuram, a sinceridade. Continue assim e não ligue pra isso!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Camila, eu já tinha comentado na resenha, e levei um susto com esse post. Não acho certa a atitude desse cara, não o julgo, mas não é a atitude certa a se tomar. Um escritor sabe que nem todos vão gostar de seus livros, e quando ele decide publicar, não tem que ter medo ou não aceitar as críticas negativas, elas servem para melhorar. Se você não gostou do livro pode ter várias outras que amaram. Então esse cara vai bater de frente com todas que não gostaram, porque não estão incentivando a leitura nacional?
    Enfim, não liga para isso. Pessoas como essas, a gente ignora. E continue com seu blog, que é muito bom!
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tamb[ém modero todos os meus comentários e acho muito bom ter essa opção no blogger! Tem pessoas que nem merece nossa atenção! ! Eu vi seu blog no de uma amiga e passei pra conhecer!! Aqui é muito lindo, seus post são ótimos e já estou te seguindo para ficar por dentro de todas as novidades! Beijão

    Te espero no Toda Charmosa

    www.todacharmosa.com

    Se quizer me seguir ficarei muito feliz *-*

    ResponderExcluir
  16. Concordo, um autor tem que estar pronto para aceitar críticas e todo tipo de comentário, seja ele positivo ou não.
    Eu amo escrever e, honestamente, quando alguém critica a história que eu demorei tanto para escrever, eu sinto uma pontada em meu coração. No entanto, críticas são necessárias e através delas podemos melhorar. Depois da "pontada" eu usualmente paro para pensar se a crítica é ou não válida(e acredite, na maior parte das vezes ela é).
    É difícil aceitar uma crítica? Sim, droga, é. Mas todos temos o direito de nos expressar e, omo dito anteriormente, a crítica quase sempre tem um pouco de razão.

    Abraços e boa sorte com o anônimo.

    P.S. Normalmente, quando eu leio uma crítica negativa de um livro que eu quero comprar, eu leio logo depois uma crítica positiva, meio que pra equilibrar. < Fica a dica

    ResponderExcluir
  17. (Porque estou postando outro comentário? Esqueci de colocar isso no outro)
    Acho que o anônimo não notou que, em alguns de seus argumentos, é como se ele estivesse falando que o autor nacional é inferior(o que, é claro, não é isso que ele quer dizer), dizendo que ele ainda está subindo no palco e esse tipo de coisa. Quem é bom consegue, sim, subir no palco, não importa quantas pedras joguem nele e quantas críticas negativas o abalem.
    Como alguém que conhece as dificuldades do mercado de livros nacional, eu afirmo, tudo depende de como você vê. E, pelo visto, o anônimo está se focando demais nos pontos negativos.
    Um detalhe: Os novatos não vão evoluir se todo mundo só ficar falando que o livro é bom, o livro é bom, temos que falar dos pontos negativos também. Tem gente que vai aceitar isso numa boa, mas algumas pessoas vão se irritar, isso faz parte da vida e acontece em todo lugar, não apenas no mundo literário.
    Agora, uma perguntinha, todos os autores não foram, um dia, novatos?

    ResponderExcluir
  18. Miga que situação, concordo com a Bianca esse tipo de coisa nem devemos dar tanta atenção porque acaba gerando frutos desnecessários. Continue com seu jeito especial e sincero de escrever pq quem é seu seguidor verdadeiro te conhece e te respeita. Bjos querida.

    ResponderExcluir
  19. Liga não quem é bom no que faz sempre incomoda!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Ridículo fazer uma crítica a um blog e ainda em anônimo. A desculpa para falar como anônimo é que está com medo das pessoas. E pelo que eu entendi, o anônimo está falando que as pessoas vão ler o post da autora aqui no blog e levar em consideração só a opinião dela. Não querido, nós não somos tão burros a ponto de ler um post e não tentar ver se a autora está certa ou não. Eu ia pular e ir para a resenha para ler o que a autora do blog escreveu e seus comentários, mas ao ler seus comentários medíocres aqui nesse post, em que você só diz a mesma coisa e nem tem argumentos, prefiro não perder tempo indo lá agora.
    E agora vou falar algumas coisas que eu penso sobre tudo o que você disse nos seus comentários. A primeira coisa é que se uma pessoa não gostou de um livro ela não é obrigada a falar bem. É difícil mesmo escrever um livro, tentar publicar e conseguir que o público para quem o livro é direcionado leia, mas mesmo assim você não pode mentir sua opinião para falar que gosta da literatura brasileira. Na verdade mentir a opinião nem é apoiar a literatura brasileira. Segundo a autora do blog mesmo sendo brasileira não é obrigada a gostar de autores brasileiros. Eu gosto de conhecer vários autores e quero conhecer os brasileiros, mas não vou ser obrigada a gostar. Eu leio uns clássicos brasileiros e gosto, mas os autores atuais conheço poucos e se não gostar vai ser a minha opinião e ninguém vai ter nada a ver com isso. Terceiro se na política de parceria está escrito que a autora do blog vai colocar a opinião dela não importando se é boa ou ruim, a autora não deveria mandar o livro para a autora do blog. É simples, não quer ver a opinião dos outros não publique, pq criticas ruins a gente vê em todos os lugares. No cinema, na literatura, na televisão em geral. Acho que por enquanto é só isso que eu tenho para dizer. E não fique com os mesmos comentários medíocres apontando o dedo para a autora e para os leitores do blog dizendo que nós não pensamos e seguimos de acordo com a opinião da autora. Nós pensamos por nós mesmos e não precisamos puxar o saco de ninguém. Se eu não concordasse com a autora do blog postaria sem medo, mesmo sabendo que algumas amigas da autora pudessem vir me xingar e falar que eu estou totalmente errada, porque se elas viessem me xingar provaria que elas não tem argumento nenhum. E não venha com comentários ofensivos, a palavra mais ofensiva que eu usei aqui foi "medíocre" que foi direcionada a como vc tratou a Camila.

    Abraços e espero que você cresça e pare de tentar falar do que uma pessoa deve gostar.


    Desculpa, Camila. Eu tive que comentar, porque não suporto coisas assim. Pessoas que não aceitam os comentários dos outros e você está certíssima em colocar os comentários para aprovação, porque uma pessoa mesmo se ela tiver uma crítica ruim nunca pode ser ofensiva com o autor do blog. Vou lá para a resenha para ver se você em algum momento foi ofensiva com o autor ou autora do livro.

    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  21. pra mim uma pessoa que começa falando de algo sem mostrar a cara já é um ponto negativo para ela
    outra, colocando palavras q vc nao disse tb já é um ponto negativo, por isso o anonimo está totalmente errado pq se no minimo tivesse a descencia de ser homem ou mulher suficiente é mostrar a cara ao criticar algo teria no minimo um pouco de respeito
    mas se esconder atrás de do anomiato com medo de ser "lixado" na blogosfera é coisa de gente covarde e com mente pequena
    e que se acha superior e dona da verdade
    isso é patético, nao ligue para tal gentinha, elas só acabam te colocando mais para baixo

    ResponderExcluir
  22. Ai ai Camila, acabei de ler a resenha e deixei um comentário lá.
    Como você foi cruel com a autora! rsrs
    Do jeito que o sr. anônimo falou parecia que a sua resenha foi gigante e com várias palavras chulas direcionadas ao livro e à autora.
    E como eu disse eu leria o livro mesmo sua opinião sobre ele sendo ruim e correndo o risco de não gostar, porque gosto de ter minha própria opinião sobre os livros, ou então esperaria mais resenhas sobre o livro para ver se as opiniões batem ou não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Espera aí, a discussão é porque um anônimO veio até o blog e cometeu a injustiça de criticar a Camila erroneamente?
    Puxa, estou assistindo Auto-Esporte e garanto a vocês que está mais interessante (levando em consideração o fato que não gosto de televisão...).
    O fato desse cara ter publicado como anônimo eu até entendo, é inegável que várias pessoas vieram aqui e xingaram mesmo. Mas posso deixar algo meio claro pra ele aqui? A Camila deixou vários links de várias redes sociais lá em cima... Nada vai mudar o fato de que você é covarde... Você teve alternativas das mais variadas de conversar com a Camila o mais eticamente possível, e não precisava ter causado tanto transtorno. E mesmo assim, você preferiu TENTAR denegrir a imagem do blog dela, e não venha me dizer que não, porque seus comentários tiveram mesmo esse intuito. Os seus 'rsrsrs' ou 'hehehe' irônicos comprovam isso.
    Querendo ou não, esse é um problema da Camila com esse anônimo. Prestamos apoio, mas nada disso vai mudar o fato de que o problema é deles...
    Agora pra esse anônimo. Desculpa, você disse que é autor? Eu também sou. Tenho 36 histórias em desenvolvimento, e já deixo bem claro aqui que o 'No Limite da Leitura' vai ter um exemplar pra resenha de cada um. E sabe por quê? Não tenho medo da sinceridade, eu escrevi pra cativar, pra me expressar. Seja para o que for, eu escrevi para que os outros lessem e gostassem. Escrevi, ao mesmo tempo, sabendo que não agradaria a todos. Sei que muitos de nós autores enfrentam problemas, não é barato publicar nossos livros, é caro e muitas editoras metem a faca. É cansativo ficar na frente do computador esperando por ideias que sejam cabíbeis e coerentes em meio a nossas histórias. Sei também, que é ruim receber críticas, não vou mentir, é ruim mesmo.

    ResponderExcluir
  24. Mas é certo.
    Sinceridade é uma coisa que o mundo precisa bastante. E se você tem problemas com a opinião alheia, me desculpe, mas não tivesse se dado ao trabalho de visitar os blogs. E poxa, o problema foi por causa do livro Mira-Olho... Uma resenha acarretou toda essa discussão, o nosso amigo anônimo veio visitar aqui a pedido da autora. Então quer dizer que ela é a verdadeira culpada por tudo isso? Outra que tem medo da sinceridade? Não tivesse publicado o livro! Era/É seu sonho? Aguente, sinceridade dói, mas ajuda, leia a resenha do seu livro, e veja quais são seus erros por uma unica mente popular. São SEUS leitores que estão dizendo.
    Um autor não fecha parceira antes de analisar o blog e ver se ele tem capacidade pra resenhar sua obra... O erro é seu. Foi você quem não gostou das críticas e preferiu mostrar para os amigos, ao invés de vir você mesma prestar sua opinião. O erro dos autores é não gostar de uma crítica e não ter tato suficiente pra expressar as próprias opinião. Cara, vocês tiveram coragem de dar a cara a tapa e publicar seu livro. Porque não se dar o direito de receber críticas insatisfatórias?

    Resumindo, Anônimo, eu te entendo, mas acho que o errado é você. Você caluniou sim, criticou o ego da Camila e isso foi antiético. Se a Itaciara Poli pediu que você olhasse aqui, não era com o intuito que você causasse tanta dor de cabeça. Sei que você quer ajudar sua amiga, um típico serviço de 'Assessoria de Imprensa', e eu confesso que já fiz isso, e não precisei seu mal educado com a dona do blog. O livro em questão? Preso no Amanhecer, do Wender Monteiro, e mesmo sem ter lido o livro, e consegui fazer com que a dona do blog mudasse seus erros, e que pairasse sobre nós uma relação bem amigável...
    Existem maneiras bem mais 'humanas' de ajudar nossos amigos autores, e você não teve conhecimento disso antes de vir aqui e colocar críticas caluniosas sobre a moral da Camila. A resenha não falava disso, e sobre a insatisfação DELA com o livro Mira-Olho... E as críticas vão continuar vindo, queira você ou não... Você disse que ela tem que colocar estrelinhas pra livros nacionais... Não! Ela tem que colocar estrelinhas para os livros que são bons ao gosto dela. Afinal, quem se deu o trabalho de criar o blog, constantemente fazer pesquisas, ler e resenhar todos os livros, é ela... E é direito dela expressar a própria opinião...
    Agora eu vou voltar pro Auto-Esporte que está passando a Mega Rampa...

    Tchau
    Uillian Cardoso
    http://deresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Acho lamentavel essa situação. Porque antes de mais nada, a uma parceria a ser comprida e o autor e as editoras estão cientes disto. Quando um autor ou editora fornece um livro, é para vc ler e resenha. Essa resenha tem que ter pontos negativos e positivos. Eu li a resenha e não encontrei nd de mais, ao ponto de incentivar a não comprar o livro. Adoro as resenhas da Camila, por ela ser sincera com seus leitores e não ficar bajulando autor e nem editora. E não é com comentários desagradáveis que iremos parar de vir aqui, e não é por uma nota que deixaremos de comprar algum livro. Mas pelos seus comentários absurdos, se alguém aqui teve vontade de comprar este livro, pode ter certeza que foi vc que incentivou a não compra-lo.

    ResponderExcluir
  26. Eu acho o seguinte, se vc recebe um livro, MESMO QUE SEJA DE GRAÇA, a resenha é pra dar a opinião para os LEITORES. Vc não lê livro pra puxar saco de QUEM ESCREVEU, para mentir e falar que o livro é bom só pra agradar. Apoiar a literatura nacional não tem nada a ver com não gostar de um livro e falar sobre isso. E de graça?? De graça VIRGULA, colega. E o tempo que vc gasta lendo o livro, o tempo que se dedica pra escrever sobre isso e DIVULGAR o livro aqui no seu blog? Um livro não paga pelo tempo e pelo espaço aberto no seu blog, pois não deixa de ser divulgação. E não é só pq uma pessoa não gostou, que todas não vão gostar. Opinião é igual bunda, cada uma tem a sua.

    Eu só acho que uma pessoa que não sabe aceitar criticas, aprendendo com os pontos fracos pra melhorar num proximo, não devia ser apoiado mesmo.
    Tipico comentário de autora amargurada que não tem humildade pra aceitar opiniões negativas e acha que o ataque é a melhor defesa...
    É por essas e outras que cada vez menos me interesso por livros nacionais e em parcerias com autores nacionais que preferem criar caso e xingar blogueiro que tem atitude e fala o que pensa em vez de puxar o saco. Tento apoiar o máximo possível, divulgo na medida que posso as obras dos parceiros do blog, mas se o livro for ruim, eu falo mesmo. Não faço resenha pro autor, e sim pros leitores.

    Lamentavel a atitude dessa "anomima"... Eu mesma, só por conta dessa cena, nunca irei ler um livro sequer dessa autora... Não gosto desse tipo de palhaçada.

    Apoio e desejo muito sucesso aos novos autores, desde que tenham humildade e aceitem criticas. Se não aceitam, não vão chegar em lugar nenhum, nunca, pois tem a mente muito pequena e fechada para absorverem opiniões para melhorar. Se acham que são os fodões escrevendo lixo, que danem e se tornem mais um autor desconhecido e que irá buscar sucesso pra sempre, falhando miseravelmente...

    E comemore, amiga!
    Olha o ibope que vc tá ganhando!! Hahahahaha o/

    Assim o pessoal só vai ver o quão ridicula é essa "anonima" e evitar cada vez mais contato ou os livros dessa autora... Senso e etica são tudo, e essa atitude "anonima" só serviu pra provar que tem gente que nasceu sem ser agraciado com essas qualidades e nunca vai chegar em lugar nenhum na vida...

    ResponderExcluir
  27. Assino em baixo Camila, isso é um absurdo. Não sou obrigada a falar bem de um livro porque foi cedido por um autor ou porque o livro é nacional. Blogueiro que é blogueiro avalia a obra pelo seu ponto de vista e não fica enrolando para elevar o ego do autor.
    Gostaria de saber quem é esse anônimo que tanto fala, mostra a cara meu amigo.

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Você está certíssima, acho um absurdo que vem ao blog alheio para fazer criticas sem ao menos um fundamento. Como você mesma falou para quê elogiar um livro se não gostei? Só por ser nacional? pelo amor de Deus, os autores nacionais tem tanta capacidade quanto os outros, mas venhamos e convenhamos não é pq são "nossos" que todos os livros terão que ser bons e bem escritos!
    Adorei!
    beijo :*

    ResponderExcluir
  29. Oi Camila,
    Vim aqui hj visitar o teu blog e me deparo com isso, fiquei chocada.
    Quem é essa pessoa por favor mostre a cara é muito fácil criticar os outros sem dar a cara para bater. Vamos dois trechos que peguei da outra postagem q o Sr.(a) ANONIMO escreveu:
    "E não mandarei para blogs, depois que ele for publicado, do jeito como vc faz, que é bater e ser dura com quem está "nascendo"." Será que ANONIMO está com medo de ser criticado????
    "...pois tenho certeza que vc não manda a resenha antes para eles lerem e aprovarem." Imagina mandarmos resenha para aprovação, se o autor não gosta de criticas como essa pessoa então não temos o pq recebermos o livro para resenha.
    E agora neste post essa pessoa denominada ANONIMO, enche a boca para falar que tu não compra livros dos autores nacionais. Quero dizer que SIM, nos compramos livros de parcerias, por um preço mais barato (as vezes nem tanto mais barato, mas compramos) e ainda vem dizer que não ajudamos autores nacionais, que lamentável...antes de criticar Sr. ANONIMO procure se informar. pq tu estás fazendo papelão. Imagina se um dia descobrirmos que tu és? O teu livro de contos de horror aí sim vai ser um horror.
    Camila, não de bola para este tipo de gente, teu blog é ótimo e tu tens que continuar sendo sincera.
    Eu também já dei nota dois por um livro nacional e nem por isso me senti mal por isso.
    Um grande bj!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. De fato é lamentável ver um comentário como esse, principalmente por não ter motivo para isso. Como já disseram, nós sabemos que muitos dos nossos leitores vão seguir nossas opiniões na hora de comprar um livro e por isso não devemos apenas elogiar, principalmente quando existe pontos a ser criticados. Essas críticas deveriam ser aproveitadas por esses escritores que estão iniciando sua carreira literária. E ele também deveriam se sentir privilegiados, já que apontando esses erros, o próprio pode consertá-los e isso com certeza vai ajudar na continuidade de seu trabalho.
    Talvez realmente exista certo preconceito em relação aos livros nacionais, mas pra mim isso não parte de nós, tanto que realizamos essas parcerias, não apenas para "ganhar livros" - até porque nem todos os autores podem disponibilizar livros.
    Não gostar de um livro, é direito do leitor; não gostar da resenha, idem; mas criticar de tal forma é algo totalmente desnecessário, principalmente em uma resenha que você não "acabou" com o livro, como sugere o comentário.

    Um desabafo que com certeza foi necessário, e que em todos os momentos você esteve certa. Você não deve se importar, afinal, existem muitos leitores/amigos que estão do seu lado e que gostam do que encontram no blog, independente do que seja.

    Beijos, Camila.
    Ricardo - www.blogovershock.com.brBeijos!

    ResponderExcluir
  31. Oi Camila, sempre tem comentários tortos deste tipo, e o pior que sempre é anônimo. Por que será né? Nem esquenta.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  32. É revoltante!!! A pessoa sempre se esconte pelo anônimo, se não fosse isso, acredito que não teria coragem de dar as caras e se mostrar.
    mas, deixa isso pra lá, nem vale a pena esquentar a cabeça.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.