Mira-Olho

Autora: Itaciara Poli
Editora: Novos Talentos
Páginas: 184
Skoob

Mira-olho nos apresenta Theodore Durkè, um garoto que, além de sofrer com a falta do amor da mãe, é rejeitado pelas pessoas da sua idade e mais velhas, não por ele ter qualidades ruins, ou por ser um mau exemplo, mas sim porque ele sempre sabe demais.

Theodore nasceu com um dom: ele pode ver a verdade através das mentiras que as pessoas dizem diariamente. Ele pode sentir o verdadeiro motivo por trás das ações de alguém e, como sua inocência de criança, acaba constantemente soltando os segredos das pessoas em voz alta, afastando de perto dele quem quer que seja.

Por ser ainda jovem nunca entendeu o motivo de ser rejeitado, das mães não o quererem perto de seus filhos, assim como sua própria mãe não o queria por perto. Até que um dia sua mãe decidiu levá-lo à um psiquiatra para crianças. É neste momento que a vida de Theodore muda. 

Após um diagnóstico rápido o médico lhe dá uma solução: óculos. Theodore recebe os óculos 'especiais' e  passa a usá-los exatamente segundo as orientações médicas: o tempo todo. É a partir daí que ele começa a ignorar a verdade, ou melhor, começa a enxergar o que todos enxergam, ignorando o que quer que esteja por trás dos óculos. 

É assim que o garotinho cresce, cercado por mentiras e invejosos. Mas o problema real surge quando ele finalmente retira os óculos, e vê que sua vida está toda sobre pilares de mentiras, e que o que ele se tornou não tem nada a ver com o ingênuo e rejeitado Theodore de antes. 

Mira-Olho, da autora parceira Itaciara Poli, é um livro que me deixou em dúvida quanto ao que eu estava pensando do livro inúmeras vezes. A estória tem várias lições que você só perceberá se realmente prestar atenção, e embora tenha sido bem misteriosa, a narrativa não me prendeu tanto quanto o esperado. O livro em si é recomendado, mas é aquele tipo de livro que caminha sempre num mesmo ritmo, não fazendo com que o leitor não desgrude.

37 comentários:

  1. Oi Flor,
    Acho que eu não iria gostar deste livro, Até pq tembém não gostei da capa.
    Beijos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bastante interessante o tema do livro!
    Gostei, mas realmente não parece um livro cativante!

    Um beijo
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Olá, Camila.
    Desde que vi que esse livro seria lançado tive interesse em conhecer um pouco mais. Esperava que fosse um livro que prendesse o leitor, mas pelo visto não é o que acontece :s Ainda assim pretendo ler em um futuro.

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que pena ao livro ser assim, não gosto muito de livro que não prenda minha atenção, sem um ritmo de aventura ou ação.
    O pior que a ideia que a autora crio parasse ser boa, o dom que o menino tem nunca tinha visto antes.
    Ótima resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22.8.12

    Essa questão da narrativa seguir no mesmo ritmo é um pouco complicado, mesmo! Mas, mesmo assim eu me interessei muito pelo livro! Pelo seu resumo, a estória parece ser super original!

    Beijos,
    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li um livro assim ha pouco tempo, não era ruim, mas se eu parasse de lê-lo nem sentiria falta, prefiro livros que prendam minha atenção. A história parece ser legal de qqr forma :)
    Beijos,
    Idelmária
    www.idelmaria.com

    ResponderExcluir
  7. Heey,
    véi, não consigo olhar pra sua foto sem lembrar da Cristal da antiga Malhação, sabe? Nossa véi... muito parecida.
    Enfim, adorei essa capa e a história parece ser daora, mas não me encantou muito e tal.

    Bye (tem resenha nova),
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22.8.12

    Oie!
    Comecei a ler o resumo do livro e fui ficando interessada, porque a ideia me pareceu diferente (apesar que meio clichê, mas parece ser bem trabalhada), mas aí você disse que a história não cola na gente e eu vi a quantia de estrelinhas quando rolei a página pra cima... Desanimei completamente =/

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que diferente! Acho que o que vale nesse tipo de livro é tirar lições da história. Mesmo com 3 estrelas me interessei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não sei se eu gostaria de ler esse livro, gosto de livros que te prendam, que faça você não desgrudar do livro, nem para dormir.
    Beijinhos!


    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. nossa tadinho do menino ninguém fica perto dele porque ele é bem bocudo jesus kkkkkkk ta parei u.u
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mais até que me simpatizei por essa história (senti um pouco de clichê não sei o porque '-')... mas enfim parece ser uma boa leitura, pena que não te prenda muita atenção não é?!
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,de primeira achei a história do livro super legal e interessante! Mas imaginei que fosse uma leitura que prendesse mais! Mas mesmo assim fiquei curiosa,adorei a resenha
    beijos!

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii Camila..
    Acho feio julgar um livro pela capa, mas confesso que essa não me chamou atenção nem um pouco..
    Acho que esse ai não vai entrar na minha lista, pelo fato de ser um livro que não prende, como você disse..
    Mais o blog sem duvidas, esta lindo!
    Parabéns =D

    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acho que narrativas que não dão aquela sensação de sobe e desce não são muito legais.. pelo menos não pra mim.
    Dá preguiça, né?
    Tb não gostei muito dessa capa. Sei que não devemos julgar o livro por ela, mas depois da sua resenha, não fiquei interessada.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Parece um livro mais de reflexão, né... eu acho que gostaria de lê-lo, mas é aquela coisa, bem devagar e quando eu estiver com a lista beeem menor.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  16. Legal bem diferente!!!!!
    Gostei da resenha, parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá.

    Tem meme pra você lá no blog.
    http://vivianrezende.blogspot.com.br/2012/08/meme-fila-de-livros-nao-livros.html

    Beijos.

    Vívian Rezende

    ResponderExcluir
  18. Anônimo25.8.12

    Olá, como vai? Soube desse blog por uma amiga que é uma nova autora e que seu livro tinha sido duramente criticado aqui. E para minha surpresa, justamente no dia em que eu vim aqui olhar o blog, foi publicada essa resenha desse livro (Mira-olho) dessa novo autora. Primeiramente gostaria de dizer que não acho ruim as críticas. Mas acho muita sacanagem o que vc faz com livros de novos autores brasileiros. Vc não tem idéia de como é difícil um novo autor publicar no Brasil, e de quantos novos talentos são perdidos no caminho pois não tiveram nem a oportunidade de ter um início. Novo autor no Brasil não é valorizado, sofre preconceito dos leitores brasileiros e das editoras pois pouquíssimas dão espaço, mas mesmo dando esse espaço, o autor tem que investir muuuito, tirar do próprio bolso, para ver o seu sonho de ter um livro publicado, uma verdadeira odsséia, pois publicar livros aqui é coisa pra Hércules... hehehe.

    Só o caminho de escrever, até publicar, já daria um livro em si...rs. Enfim, são tantos problemas, barreiras financeiras e de preconceito para ver seu livro ser publicado e vendido nas livrarias, que já mereceria 5 estrelas só por isso. Até mil!

    E a minha crítica ao seu blog é justamente a respeito de suas pontuações e críticas com esses novos autores que batalharam tanto para ter seu livro publicado, o enviam pra vc DE GRAÇA para ter a esperança de uma maior divulgação e vc os condena (para muitas pessoas) por não julgar de seu gosto.

    Na minha opinião, vc deveria colocar estrelinhas e ter uma opinião mais crítica com autores estrangeiros ou autores consagrados, pois a sua opinião assim, não tratá prejuízos, nem ajudará a destruir um sonho. O sonho de viver de literatura aqui nesse país, de ver uma segunda edição, etc.

    Portanto fica a minha crítica ao seu blog e a minha dica. Não dê nota e não seja tão dura com pessoas que estão tão vulneráveis à críticas, devido à sua condição de novo autor brasileiro.

    Estou tentando lançar um livro de contos de horror, e sei bem da dificuldade que um autor brasileiro passa. E não mandarei para blogs, depois que ele for publicado, do jeito como vc faz, que é bater e ser dura com quem está "nascendo".

    Espero que minhas palavras despertem uma consciência em vc.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo25.8.12

    Só para minha surpresa, percebi que meu comentário necessita de aprovação. Luxo que os novos autores não tem com suas críticas, pois tenho certeza que vc não manda a resenha antes para eles lerem e aprovarem.

    Estranho né? Dois pesos e duas medidas?

    Vc coloca comentários para serem aprovados aqui, pq com certeza tem coisas que não tem agradam. Agora imagina se seu sonho pudesse ser destruído pelos comentários que vc não tem controle?

    Pare e pense.

    Uma coisa é vc conseguir ter suporte para aguentar uma crítica, é ter respaldo financeiramente e da editora, outra é vc atacar coitados quem nem subiu no palco, quem está galgando um espaço pra subir no palco e receber uma crítica, é barra.
    É só vc ver quantas pessoas falaram aqui nesse tópico que vão deixar de comprar o livro só pq vc falou que não é interessante e deu 3 estrelas. E na boa, isso é de uma crueldade imensa.

    Isso é uma crítica construtiva que estou fazendo, pois pode ter certeza que vc está fazendo um grande mal aos autores brasileiros. Se fosse um país onde fosse fácil publicar e o autor tivesse investimento, tudo bem. Mas nem de longe é o caso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo25.8.12

    Seja uma incentivadora da Literatura Nacional, e não uma destruidora.

    ResponderExcluir
  21. ANONIMO dê as cars, pois fique sabendo que Gosto nao se discute. Percebi mesmo que voce é um autor de primeira viagem. E antes de qualquer coisa, nao fique dizendo coisas na qual nao tenhas CERTEZA. entre neste link http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2012/08/desabafo.html
    e verás o seu engano. Quem sabe o seu novo livro será aceito. Tenha consciencias dos atos VIRTUAIS.
    (Tenta divulgar o seu livro e eu comprarei, com toda certeza deste mundo)

    ResponderExcluir
  22. Anônimo25.8.12

    Vai pra @#@$@$$!@!#$ seu Anonimo. A opnião, o blog é dela. Ela coloca o que ela quiser. Voce pensa que isso não é justo enquanto milhares e milhares apoiam esta ideia.
    Não é porque ganhamos o livro que temos que ficar bajuulando a obra. O melhor que voce faz é não enviar livros para blogueiros pois se não quiser ser ''duramente criticado'' nem envie livro para editora. E se voce fosse tão ''bom'' ao ponto, porque deixou o coment em anonimo???
    Pare e pensee! Alias não, acho que nem cerebro voce deve possuir.

    ResponderExcluir
  23. Eu defendo a Camila Darc na medida em que ela expõe a sua opinião, estimulando a leitura e a curiosidade dos leitores. E acredito também que qualquer obra esta sujeita à críticas. Por outro lado, no que diz respeito ao livro Mira-olho, faço questão de registrar o meu profundo respeito pela obra que detém qualidade na narrativa e sim, conseguiu prender minha atenção da primeira à última linha - tanto é verdade que eu li o livro em dois dias. A única falha da sua resenha, ao meu ver, é o fato de se restringir a um resumo dos capítulos iniciais do livro não abordando assim o cerne da estória.

    Boas vibrações a todos!!

    ResponderExcluir
  24. Achei ótima sua sinceridade, vejo muitas resenhas e algumas parecem floreadas e boazinhas de mais. Gosto de resenhas mas nunca vou por elas, sigo minha curiosidade, gosto de formar minha própria opinião sobre as coisas, afinal o gosto de cada pessoa muda muito. Esse foi meu primeiro contato com o livro e espero poder ler outras opiniões sobre ele antes de julgar, mas foi bom saber sua opinião sincera sobre ele.

    ResponderExcluir
  25. Ai ai Camila. Você foi sincera, não foi ofensiva e mesmo gostando da sua resenha eu leria o livro mesmo correndo o risco de não gostar. O sr. Anônimo está se doendo demais e você não disse nada demais do livro. Ai que tempestade em copo d'água por pouca coisa. Parabéns pela sua resenha e continue sempre sincera, com isso a autora pode melhorar a sua escrita. O sr. Anônimo não tem que ter medo, porque cada um tem uma opinião, e se o livro for bom mesmo outras pessoas vão fazer resenhas falando bem e várias pessoas lerão o livro.


    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Gostei da sua resenha Camila! E ao meu ver não tem nada de absurdo e que esteja "influenciando" os leitores a não se interessarem, você foi sincera e isso é o mais importante num blog literário!
    Acho que há muitos autores iniciantes que precisam de certas críticas para apenas crescerem com sua carreira.

    Falando do livro,eu me interessei pela história, e quem sabe não me prenda?! kkkk cada um tem uma opinião e gosto! E devemos respeitar sempre o de cada um!
    Beijinhos

    http://tyelehopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Li seu desabafo e vim aqui ler a resenha que o amigo anonimo tanto criticou e claro, li as palavras dele. Bem, vamos começar a com resenha: Sinceramente, eu não vi nada, absolutamente nada que criticasse o livro a ponto de um comentário daqueles. Você foi sincera, disse que o enredo não te prendeu, mas mostrou que o livro possui mensagens e lições para o próprio leitor pensar, e claro você ainda re-saltou pontos que levaram o leitor a procurar o livro, como o fato do personagem enxergar a verdadeira por de trás das mentiras, o fato desse óculos lhe ocultar seu poder, para mim essas informações já são grande incentivo para procurar ler o livro, pois despertaram minha curiosidade. E tem mais, você ainda recomendou o livro, apesar dele não ter um enredo que possa prender alguns leitores.

    Como eu disse, não há nada demais em sua resenha a ponto de uma pessoa em seu anoninato vir te criticar. Creio que muitas pessoas se esquecem que exitem dois tipos de criticas: A critica ruim e a Critica Construtiva. Posso dizer que a resenha é uma base ajudar a autora em suas próximas publicações.

    Eu penso o seguinte, pelo fato de alguém vir a comentar como Anonimo, suas palavras não tem significado, pois se realmente aceitasse e compreende-se a opinião alheia, não iria comentar como um anonimo e sim mostrar quem é.

    Camila, meu comentário ficou enorme, mas sinceramente não posso deixar de mostrar aqui a minhas palavras, temos a liberdade de mostrar nossa opinião, dizer o que achamos, e você fez exatamente isso, escreveu uma ótima resenha, foi sincera, uma característica que muitas vezes falta naqueles que resenham um livro, principalmente quando é de parceria.

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Fui enviada aqui pois meu post atual fala exatamente disso.

    Querido defensor anonimo da literatura nacional, por favor defenda o crescimento da literatura e não a publicação! Pois publicar pode ser difícil, mas não tanto assim... E mesmo que seja, não duvido afinal tenho meus livros para lançar, a critica está fazendo o seu papel, sem obrigação com autor e sim com a arte em questão. Confesso que essa resenha se enquadra muito em resumões que de fato não me agradam, mas mesmo assim meu aplauso de pé pela coragem da blogueira ao ser sincera sem ser grosseira. Nosso blogosfera precisa disto, de buscarmos melhorar em todos os quesitos e exigirmos isso tb dos autores que lemos. Infelizmente suas criticas a esta postagem, são sem cabimento. Devemos cobrar que os autores internacionais sejam melhores e nos contentar com a mesmice nacional? Não obrigada, passo para o próximo livro...

    ResponderExcluir
  29. Parece uma ideia interessante, um livro interessante e gostei demais da capa...
    :D

    ResponderExcluir
  30. Como estou tentando abrir uma "brecha" na minha leitura para os autores nacionais,e apesar de "caminhar no mesmo ritmo", gostaria de ler Mira-olho.

    ResponderExcluir
  31. CAMILA!
    Gostaria muito de ter um dom como o do Theodoro!kkkkkkk Já pensou descobrir as mentiras que as pessoas contam? Seria um sonho!!kkk
    Sua resenha está bem detalhada e dá para termos a noção exata do que encontraremos no livro, muito bom!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  32. nossa, nunca tinha visto um livro deste tipo, deve ser chato ter um dom assim ne ? kkk

    me interessei , quero ler o livro, fiquei curioso ...

    ResponderExcluir
  33. Poxa, eu não conhecia esse livro mas já gostei dele. A capa mostra exatamente o tema do livro, ou seja, as mãos tampam a visão da verdade. Gostei da resenha e vou comprar o livro para ler. Parabéns.

    ResponderExcluir
  34. Nunca ouvi falar desse livro, mas gostei bastante ^^

    ResponderExcluir
  35. Achei que a estoria do livro seria mais interessante, não gostei muito da premissa :(

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Nossa, adorei a resenha, fiquei morrendo de vontade ler! *-*
    Beijos, Ana.

    ResponderExcluir
  37. Que estranho, ele não vê através do óculos mas sem ele acaba vendo a verdade, estranho!!

    Luís Eduardo Partichelli Potrich

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.