Filhos do Fim do Mundo

Autor: Fábio M. Barreto
Editora: Fantasy
Páginas: 288


Imagine um cenário assustador, surpreendedor e incompreensível. É assim que o Mundo é nos apresentado em Filhos do Fim do Mundo: da noite para o dia todos os bebês com menos de um ano de idade morrem sem nenhuma explicação. No meio do caos as pessoas choram por seus filhos, netos, sobrinhos e conhecidos, enquanto acreditam que realmente este é o fim do mundo.

O problema não está somente nos bebês já nascidos, mas também naqueles que ainda irão nascer. Após a meia-noite daquele dia fatídico todas as crianças que nasciam, após seu primeiro suspiro, faleciam. Plantas, animais, insetos, todas as espécies ao redor do mundo inteiro sofrem com o desequilíbrio que nem o governo e nem os cientistas conseguem explicar. Tudo o que se sabe é que tudo aquilo que nasceu ou foi criado ou foi plantado 365 dias antes daquela noite simplesmente não vive mais.

Para buscarem uma solução e salvarem a humanidade, a imprensa, a Igreja, os médicos, o governo e toda a população e outros profissionais se unem para irem em busca de uma ‘cura’. Neste momento tudo está ao chão: não existe mais segurança pública, apenas um exército que protege os governantes e os pontos de distribuição de alimento; com as plantações inteiras secando as pessoas passam a estocar alimento; oportunistas tentam se aproveitar da situação para aumentar o caos; e ainda existem aqueles fúteis que não entendem o tamanho do problema e só se preocupam em ir contra as medidas tomadas pelo governo, como, por exemplo, a extinção da internet.

Um fato interessante sobre o livro é a impessoalidade atribuída aos personagens pelo autor. Nenhum deles possui um nome ou sobrenome, apenas são apresentados ao leitor pela sua profissão ou parentesco com um dos personagens: o Governador, a Esposa, a Primeira-Dama, o Coronel, o Piloto, o Diretor, a Secretária, etc. No início eu sentia falta de ter um nome pra identificar o personagem, mas depois acabei sentindo que essa impessoalidade do personagem dada pelo autor só deixou a coisa ainda mais pessoal, afinal, poderia ser qualquer um de nós.

Em meio a todo esse terror surge o Repórter, que dias antes do fenômeno havia entrevistado alguns refúgios criados por pessoas desesperadas que acreditavam no fim dos tempos. Durante sua entrevista ele achava graça da ingenuidade daquelas pessoas e em como eram ridículas em gastar tamanha quantia de dinheiro criando postos isolados, subterrâneos e protegidos, afinal, o mundo não ia acabar. Mas agora as coisas mudaram. O Repórter vai, com o auxilio do governo, procurar a salvação e a explicação em cada um destes locais, assim, quem antes era motivo de sua piada, agora serão os únicos capazes de lhe dar a chance de salvar a vida de seu filho que irá nascer dentro de poucos dias. Se ao menos uma única criança menor de 1 ano tiver sobrevivido, então ainda há esperança.

Fábio Barreto fez de Filhos do Fim do Mundo uma narrativa surpreendente e eletrizante. Com uma riqueza de detalhes e uma narrativa muito bem desenvolvida, o autor fez do leitor o seu refém. Em muitos momentos eu ficava intrigada e angustiada, você passa a se sentir dentro da estória e ansioso para descobrir o que é que está causando tudo isso. A forma como o autor descreve os acontecimentos em terceira pessoa não deixa em nenhum momento alguma pista sobre qual será o final do livro, se a cura será ou não encontrada, fazendo do final algo surpreendente pra qualquer um.

Só encontrei um ponto negativo no livro, que foram algumas cenas de ação. Já vi gente mencionando o mesmo fato que eu, então sei que não sou a única chata, mas a verdade é que eu gostei tanto da narrativa em todos os outros momentos que eu esperava mais emoção e reviravoltas das cenas de ação. No entanto, como este é o único ponto a ser ressaltado, e tendo sido impecável o trabalho de capa, de diagramação e de revisão da Fantasy, não posso dizer nada além de: LEIAM!
O que os olhos não veem, o coração não sente, mas a mente não deixa ir embora. (Página 83)
Beijos e comentem!

15 comentários:

  1. Tá aí, essa semana estou vendo muitos dos blogs literários que acompanho, postando resenhas do 'Filhos do Fim do Mundo', mas ninguém ainda tinha contado sobre os personagens não terem nomes. Interessante! Cá entre nós, os livros que unem assuntos como: esperança, medo e caos, tendem a ser emocionantes. Tomara que esse seja desse jeitinho =)

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Estou louca por esse livro! No começo não dei muita bola pra ele, mas pelas resenhas acho que vou curtir bastante!
    Parabéns pela resenha! Adorei!
    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a resenha. Me fez ficar com mais vontade de ler o livro.
      A trama parece muito bem elaborada, com ação mistério, suspense e personagens muito bem construídos. Como eu disse, acho que vou curtir bastante.

      Beijo.

      Excluir
  3. Eu já havia visto essa capa, mas não tinha lido a sinopse, e agora lendo sua resenha posso dizer q esse livro não é pra mim, não tem o estilo q curto muito não. É realmente triste quando a gente não curti a narrativa do autor.

    passa lá, tem resenhas novas, livros 5 estrelas q eu MEGA recomendo!!!
    http://www.lostgirlygirl.com


    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!
    Este não é meu estilo de leitura habitual, mas gostei da proposta do livro e da resenha, quem sabe eu experimente =)
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  5. Nossa, realmente esse livro parece ser um dos que eu gosto. Porém, devido ao fato dos personagens não terem um nome, não sei como vou lhe dar com o livro, se será bom ou ruim, mas ele aborda um tema interessante, como se fosse uma conspiração, e eu amo conspirações ;) Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Miga que resenha maravilhosa, fiquei mega curiosa com esse enredo. Já comentei em outros blogs que achei a idéia desse livro parecida com a do filme Filhos da esperança, vc já viu!!!??? É forte mas interessante. Enfim vou anotar esse livr na minha pequena lista d desejos!!!
    Bjos querida!!!!

    ResponderExcluir
  7. Já linha lido uma resenha em algum lugar, rsrs.
    Quando li a sinopse achei que seria uma leitura bem densa e pesada.

    ResponderExcluir
  8. Aaii fiquei muito curiosa pra saber o que acontece no final, será que tem a cura? Parabéns pela resenha.
    Beijos :-*

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a Jamilly, tbm fiquei curiosa. Quero ter esse livro pra mim. *0*

    ResponderExcluir
  10. Anônimo17.4.13

    Um livro pelo que li de sua resenha,cheio de misterio. Eu sou fanática por livros desse genero. Gosto quando ele lhe prende e não lhe deixa largar ate o final.
    Bom sobre os nomes que não são dados e sim suas profissões,achei interessante.E como você disse Camila,nos faz pensar que poderia ser cada um de nos.E isto já é um fator forte para a leitura,pois assim você se pega dentro dele,como se estivesse partilhando de toda a ação.
    Espero muito ter o prazer de ler este livro.
    Adorei sua resenha a forma como você relatou e ate mesmo nos disse o seu desagrado.

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece bem doido, ou seja, do jeito que eu gosto... rs. Está na lista de leitura nacional para o em breve...

    Beijos.
    P.S.: Depois me diga o que vc achou das capas do meu próximo livro...
    :D

    ResponderExcluir
  12. Filhos do mundo parece ser um livro muito bom.
    Bem diferente o autor não colocar nomes nos personagens, nunca li um livro assim..
    Muito interessante a estória, o fato de tudo que tinha nascido,plantado ou criado morrer da noite pro dia, sem nenhuma explicação.. (Essa parte eu me lembrei do livro "sob a redoma", que da noite pro dia um campo de força isola a cidade, tbm sem nenhuma explicação..)
    Cheio de mistério, suspense.. Quero muuito ler..
    Ótima resenha.. =)

    ResponderExcluir
  13. Achei essa história demais. Esse clima de tensão constante em busca da cura, e explicações para o ocorrido me deixam super curioso pelo desenrolar dos fatos. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Essa resenha me deixou bastante curiosa para saber o final,amei...Estão de parabénss. Espero ler o livro ;*

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.