Tá na estante: George R. R. Martin

George R. R. Martin 

Acredito que a maioria de vocês já ouviu falar ou conhece os livros de George R.R. Martin, seus livros são um enorme sucesso e o escritor é conhecido como o J. R. R. Tolkien americano. Sua série de maior sucesso é a Crônicas de Gelo e Fogo (em inglês A Song of Ice and Fire), que foi adaptada para a TV através da série Game of Trones.

George Raymond Richard Martin – Ufa! –nasceu em Bayonne, New Jersey em 20 de setembro de 1948, seu amor com livros começou quando pequeno com revistas em quadrinhos de super-heróis e, em 1970 – no mesmo ano em que se formou em jornalismo na faculdade de Northwestern em Illinois –, George colocou sua paixão por ficção cientifica em prática escrevendo diversos contos. Como acontece com a grande parte dos escritores o início de sua carreira foi complicada, seus contos foram recusados por revistas muitas vezes. Mas, um conto em especial chamado With Morning Comes Mistfall, conseguiu ser publicado em 1973 e foi indicado aos prêmios Hugo Award e Nebula Award. Infelizmente Martin não ganhou, mas a indicação aos prêmios foi o suficiente para motivar o escritor a seguir em frente. 

Martin então começou a trabalhar como roterista para a televisão em 1980, alguns de seus trabalhos foram The New Twilight Zone e Beauty and the Beast e trabalhou também como editor de livros, principalmente com a série Wild Cards em que continua trabalhando até hoje. Entre suas diversas paixões – miniaturas com temas medievais, livros de ficção cientifica, terror, fantasia, quadrinhos – está sua namorada de longa data Parris McBride e desde 15 de fevereiro de 2011 sua esposa! A cerimônia do casamento deles foi realizada em Santa Fé no México, na própria casa do casal, uma cerimônia simples com alianças inspiradas em anéis célticos, resumindo, a cara de Martin. 

A série de livros mais famosa é a já citada Crônicas de Gelo e Fogo. Originalmente uma trilogia, começou a ser desenvolvida em 1991 e foi publicada em 1996 – em 2010 no Brasil. No primeiro livro, A Guerra dos Tronos, temos três principais “eventos” – acho que podemos chamar assim – que é a ameaça cada vez maior de um ataque por criaturas chamadas de os Outros, uma guerra civil entre várias famílias para conseguir o poder e governar os Sete Reinos e Daenerys Targaryen, filha exilada de um rei assassinado, que quer voltar para a sua terra e reivindicar o trono. Esses três “eventos” vão se conectando e desenvolvendo ao longo dos próximos livros, que são: A Fúria dos Reis – 1999 e 2011 no Brasil – e completou a trilogia com A Tormenta de Espadas – 2000 e 2011 no Brasil. Martin decidiu então continuar e transformar a trilogia em uma série, lançando em 2005 (2012 no Brasil) O Festim de Corvos e apenas em 2011 lançou A Dança dos Dragões

O 6° livro já teve o nome confirmado, Os Ventos do Inverno, e não tem uma previsão exata de lançamento; é possível que ele seja lançado em 2014. O último livro então tem uma data de previsão de lançamento pior ainda, só em 2019! Não tem nome confirmado ainda, mas em uma tradução livre se chamará Um Sonho de Primavera. Além dos livros oficiais, o autor está montando uma enciclopédia contando toda a história do universo de as crônicas de gelo e fogo, com o nome “The World of Ice and Fire: The Official History of Westeros and The World of A Game of Thrones" que também não tem estréia prevista, mas já está confirmado que ela terá 288 páginas, todas coloridas! 

A série de livros virou uma série de TV intitulada A Guerra dos Tronos, eu ainda não tive a oportunidade de assistir, mas todas as pessoas com quem eu falo, que assistem,  recomendam bastante. A série teve o primeiro episódio exibido em 17 de abril de 2011 e conta com atores no elenco como Sean Bean, Emilia Clarke, Lena Headey e Jason Momoa. 

A terceira temporada já foi lançada e até agora conta com 3 episódios exibidos. 


Bom gente, eu poderia passar mais umas boas 40 linhas falando sobre o autor e a série brilhante que é As Crônicas de Gelo e Fogo, recomendo para quem curtiu dar uma pesquisada sobre a série, e é claro ler os livros e assistir a série! 
Beijos, Giu

5 comentários:

  1. Giulia parabéns pela coluna, ficou ótima. Pois é conheço bem esse autor, mas ainda nao li nada dele mas já vi a serie inspirada em seus livros e é ótima. Só tenho o primeiro livro dessa serie mas ainda nao tenho previsão para ler o mesmo, tenho muiiiitos na frente, mas quero sim fazer a leitura, assim que for possível. Meu irmão comprou todos os lançados então com certeza vou pegar com ele um dia.
    Bjão e sucesso nas próximas colunas!!!

    ResponderExcluir
  2. O Martin ainda irá matar vários leitores com essa demora dele em lançar os próximos livros das Crônicas de Gelo e Fogo! AHEUHAEUUHAEUHE
    Tirando isso, eu recomendo muito a saga, principalmente os livros, mas não dá para deixar de acompanhar a série também.

    Bem-vinda à Westeros, Camila!

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou no primeiro livro de "A Guerra dos Tronos" e estou adorando !! É o tipo de livro que me atrai, e a criatividade do autor é espantosa! Só que a quantidade de personagens é INSANA!! Hahahaha
    Adorei a matéria sobre o George :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não quero assistir a série antes de ler o livro, eu preciso desses livros. Todo mundo está comentando e dizendo que ambos (a série e o livro) são fantásticos! Meu sonho é comprar o box *--*

    Beijokas da Mylloka :*

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila!
    Tenho os 2 primeiros livros, mas ainda não os li.
    A série é ótima, a melhor que assisti nos últimos tempos e o autor é realmente muito talentoso :)
    Beijos, ótimo início de semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.