O Protetorado da Sombrinha #1: Alma?


Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 308
Skoob


Alma?, primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha, me encantou desde o momento em que vi esta capa. Embora não a tenha achado lindíssima, ela com certeza deixou um ar de mistério no ar que me fez ansiar pela leitura do livro. A série steampunk trouxe uma heroína incomum para o mundo literário: Alexia Tarabotti, ou srta. Tarabotti, uma preternatural. 

Pra quem não sabe, os preternaturais são seres que não são nem naturais, nem sobrenaturais, eles simplesmente não tem alma. Para que um humano sobreviva às transformações para se tornar um vampiro ou um lobisomem, ou até mesmo um fantasma, é necessário que o mesmo tenha uma quantidade de alma específica. É por isso que artistas, músicos, pintores, entre outros artistas em geral, possuem a tendência de sobreviverem à "metamorfose", pois estes possuem um quantidade de alma maior. Já os preternaturais, que não possuem esse elemento, além de não poderem se tornar um ser sobrenatural, tem uma outra característica peculiar: eles anulam os poderes não-naturais dos outros seres, fazendo com que um ser sobrenatural se torne humano temporariamente com apenas um toque.

Na antiga Londres do século XIX, os seres sobrenaturais já vivem em harmonia com seus co-habitantes humanos. Existem bares especiais para vampiros, um governo paralelo que defende os interesses dos sobrenaturais perante a Rainha Elizabeth, prostitutas de sangue, festas de comemoração pela lua cheia, e o DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais), que tem a função de controlar os lobisomens, fantasmas e vampiros da região. 

Apesar de solteirona e fora dos padrões de beleza da sociedade, graças a sua descendência italiana, Alexia não se deixa abalar pelos comentário afetados, que sempre tinham como protagonista a solteira de nariz avantajado de 26 anos da cidade. Com sua inteligência, humor sagaz, paixão pela leitura, condição preternatural e atitude audaciosa, Alexia sempre se intrometia nos assuntos do DAS, que tinha como seu diretor o Lorde Maccon, o lobisomem Alfa da alteia da região, alguém por quem ela dizia nutrir somente sentimentos ruins.

Ainda assim, os assuntos do Lorde e da solteirona não estavam tão relacionados até o dia em que, em pleno baile de gala, Alexia assassinou um vampiro recém transformado que nada tinha de educado (afinal, ele a atacou sem nem ao menos perguntar seu nome!). Quando srta. Tarabotti começa a ser investigada pela colmeia de vampiros da região e sofre uma tentativa de sequestro, Lorde Maccon percebe que não pode mais ignorá-la, e o que quer que esteja acontecendo na sua cidade, em que vampiros errantes e lobos solitários estão desaparecendo, Alexia com toda certeza está envolvida. E ele precisa protegê-la.

Esse foi o primeiro livro steampunk que li, e adorei a experiência. Sem sombra de dúvidas, Gail conseguiu criar uma protagonista inusitada, audaciosa, inteligente, forte, atrevida e instigante. Em vários momentos desejei dar uns tapas na srta. Tarabotti por sua atitude abelhuda, mas ainda assim em nenhum momento deixei de torcer pela moça. E não somente a protagonista ganhou meu coração, mas também Lorde Maccon (com seu charme e brutalidade de um Alfa) e o Lorde Akeldama (com toda a sua extravagância à flor da pele), deixando claro que a autora mais do que soube desenvolver seus personagens.

Com um cenário repleto de bailes de gala, anquinhas, cortes, chás ingleses e protocolos, típicos do século XIX, Alma? carrega o leitor para um ambiente criativo e histórico. Além do enredo histórico e da narrativa leve, mas às vezes carregada de palavras ou expressões antigas, Gail soube deixar seu leitor angustiado por mais. Principalmente quando ela fez Lorde Maccon e Alexia trabalharem juntos, o que nos rende várias risadas e suspiros. Se você não leu, leia!
(...) Com Alexia, tudo era imprevisível. Uma união cheia de surpresas e emoções era mais que qualquer um poderia desejar. E Lorde Maccon nunca fora do tipo que ansiara por uma vida pacata. (Página 186)
Beijos e comentem!

27 comentários:

  1. Anônimo30.5.13

    Tenho muita vontade de ler este livro e esta capa me encanta. Acho tão linda *-* A Valentina arrasou.
    A resenha está ótima.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, realmente a capa consegue encantar de alguma forma neh? haha
      beijos

      Excluir
  2. Oi Camila!
    Assim como você, o que me deixa curioso é essa capa. Realmente ela não é linda, mas misteriosa.
    Percebi que você curtiu muito a leitura e acredito que seja um bom livro. Não sei se amaria, até porque nunca li nenhum livro do gênero, mas acredito que seja uma boa leitura (pelo menos prefiro pensar assim).
    Gostei muito de saber sua opinião e acho que gostarei muito da protagonista. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, foi minha primeira leitura do gênero e eu gostei! Não é um dos meus favoritos, mas está valendo! haha
      beijos

      Excluir
  3. Oi Camila,
    Não tem como não mencionar a capa. Não sei dizer se é bonita, mas me deixou bem curiosa quanto a leitura. A premissa também é super envolvente e sua resenha me deixou curiosa, eu curto o gênero, então seria uma leitura cativante, com certeza :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura, Barbara! Espero que goste tanto como você! :D

      Excluir
  4. Camila adorei sua resenha e com certeza esse livro já esta na minha lista de desejo, também nunca li nada desse estilo, mas após tantas resenhas positivas quero conhecer com certeza. Valeu por mais uma ótima dica de leitura!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, sim, flor!
      A Valentina tava com inscrições abertas pra parceria, se inscreve lá! (só não sei se ainda está dentro do prazo ;x)
      beijos

      Excluir
  5. E ponha incomum nisso! UHAUSHUAHS Alexia é uma graça total! Também foi o primeiro livro steampunk que li, e também adorei a experiência *-----* Acho que boa parte disso se justifica pela ambiente e pelos personagens, todos criados muito bem (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sim, é um livro que precisa ser lido
    otima resenha!!
    eu já li, falta eu fazer uma resenha para ele.
    E estou com todos os outros livros dessa série para ler em ingles.
    já estou lendo, só falta o último! recomendo!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler depois de ler a resenha, o livro parecer ser fantástico.

    ResponderExcluir
  8. Andressa Nunes11.7.13

    Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa ideia da historia, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  9. Tem muuuuuuuuuuito tempo que quero ler este livro, estou até participando da promoção com Dedos cruzados e ansioso, querro mt mt mt mesmo. Adoro a Gail, ela é super foda. Gostei bastante da ideia de varios seres bem diferentes nessa historia, o departamento, o contexto, nossa, tudo é bem legal!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. OMG quero ler esse lindeza! ><
    Ótima resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. participando :)
    cristianeadnesa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12.7.13

    Ansiosa para conseguir ler este livro! A história é fascinante e estou "com a pulga atrás da orelha" para saber como a autora não se perdeu em um enredo aparentemente tão denso quanto este.

    ResponderExcluir
  14. Eu estou doida para ler esse livro ! Parece ser incrível!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Ai Ai Ai por favor já podem me dar o livro ? HAHAHAHAHA
    Tdo mundo fala tão bem dele e eu fiquei completamente apaixonada pelo livro mesmo sem ser sobre uma época que me agrada século XIX não gosto..mais Alexia e as resenhas me conquistaram de um jeito que não consegui não querer o livro.
    Conhecer uma personagem como a Alexia como vc descreveu audaciosa, desinibida, forte e sagaz deve ser uma experiência incrivel..Louca pelo livro.

    ResponderExcluir
  16. Olha estou de olho neste livro não é de hoje. Quero muito lê-lo. Sua resenha está ótima e fiquei mais ansiosa ainda por ele. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Me apaixonei pelo livro devido à capa, só então me atentei à sinopse.e a partir dai fiquei louca querendo a série.

    Amei sua resenha, pois você mostrou que terá os temas que adoro sobrenatural e romances de época....amei saber que Gail deu uma visão diferente sobre vampiros e lobisomens... nos faz querer mais ainda ler os livros.. Parabéns pela resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi...
    Esse livro está na minha lista desde o lançamento e com sua resenha minha curiosidade aumentou.
    Louca para ver no que dá essa mistura de sobrenatural com romance de época!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Geeeente, eu preciso muuuito ler este livro
    E a propósito parabéns pelo o site, está maravilhoso

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante esse livro!
    #Ansiosa pra ler!
    Aaah, também me encanteii com a capa, ela tem um certo ar de mistério! u,u

    ResponderExcluir
  21. É impressionante a quantidade de resenhas positivas que li em relação a esse livro. Pelo jeito, ele merece todas elas mesmo. Só passei a ter conhecimento desse termo "Steampunk" através desse livro, mas já tinha assistido filmes do gênero. Acho que a autora acertou em cheio todos os elementos que ela inseriu nessa série, personagens complexas, trama interessante, etc.
    Muito curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Oi Camila
    Lendo a resenha parece que o livro é “divertidíssimo”.
    História de vampiros e lobisomens! Os personagens se apresentam marcantes, inteligentes, cheios de personalidade, sarcásticos, rabugentos excêntricos. As cenas e diálogos são recheados de humor e irreverência. Sendo assim, o texto flui. E melhor ainda, tudo se passa na Inglaterra vitoriana, vestidos, sombrinhas… tudo bem colocado pra vc sentir vontade de pular pra dentro da história.
    Adorei a resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.