Ventos Distantes

Autora: Roseana Murray
Editora: Escrita Fina
Páginas: 83


Ventos Distantes é um livro de contos que pode ser lido em apenas alguns minutos. Recheado de contos com um toque de terror e mistério, que nos relembram espécies de lendas urbanas ou histórias de terror contadas para as crianças pelos primos nas noites frias.

O livro contém um conjunto de 12 contos bem criativos, e alguns deles realmente fazem nossa pele arrepiar. O primeiro, Um brinco de ouro, fala sobre uma garota que há algum tempo tem sempre o mesmo sonho com um ser de olhos amarelos e que fala uma língua estranha. Um Quadro na Parede mostra nossa protagonista indo para um casarão em uma fazenda, na qual ela passa uma noite inteira completamente sozinha... Ou não.

O terceiro conto, No Quarto dos Irmãos, mostra duas irmãs com medo do novo esqueleto no quarto dos irmãos mais velhos, a Dona Maria dos Ventos. Na Chuva, é narrado de forma diferente, no qual a narradora nos conta a sua memória de quando dormiu na casa de uma amiga quando criança e acabou descobrindo uma revelação assustadora.

No Numa Aldeia Distante, a mãe de uma colega conta a nossa protagonista uma história para dormir, falando de uma mulher que tinha estranhos poderes sobre os doentes. Poderes nada bons. O sexto conto, Uma Árvore que Fala, nos apresenta uma árvore, que após ter sido o local de suicídio de um jovem, nas noites de vento chama por seu nome.

Uma Carta traz a jovem garota que acaba descobrindo uma estranha carta escrito em russo na gaveta da cômoda que ganhou de herança da tia, e ao buscar alguém para traduzir a carta ela descobre algo incrível. Antiquário é de longe o conto que mais gostei. Na verdade, eu amei este conto. Antiquário nos mostra um relógio de pé antiquíssimo que às 6 da manhã, às 6 da noite e ao meio dia traz na mente de seu dono memórias ou previsões sobre sua vida.

Os últimos quatro contos fogem um pouco do foco “terror”, na verdade. O Licoeiro fala sobre uma moça que após muito tempo reencontra uma antiguidade que pertencia a sua avó. Caderno de Sentimentos fala sobre duas amigas de escola que se reencontram após muitos anos separadas. Máquina de Ler Pensamentos, é um conto bastante criativo, pois nos traz a hipótese de existir uma máquina que lê nossos pensamentos e os apresenta em vídeo. E o último conto, À Luz de Velas, envolve elfos, fadas e um castelo. Este conto tem realmente uma mensagem muito linda que se você prestar bastante a atenção e não se apegar tanto aos termos “elfo” e “fadas” irá, com certeza, adorar.

Enfim, embora o livro não tenha atingido todas as minhas expectativas (principalmente os últimos contos), devo afirmar que Ventos Distantes é recheado de contos bem escritos. Alguns eu não gostei tanto, como foi o caso do primeiro conto, já outros me fizeram ficar um bom tempo imaginando a situação que eu acabara de ler, que foi o que aconteceu quando li Antiquário. Imagine só se este relógio realmente existisse? E a máquina de pensamentos? Imagine poder ver em vídeo aquele momento do qual você nunca irá esquecer? Bom, já podem ver que pra quem gosta de contos, Ventos de Distantes é uma ótima opção!

Beijos e comentem!

14 comentários:

  1. Eu não sou mt fã de contos >.< Mas gosto de ler quando estou muito atarefada (aí leio um conto quando tenho tempo) rs Adorei a resenha :)

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ventos Distantes é bom exatamente pra isso, Suzana, dar uma descontraída, ler um por dia, etc. :D
      beijos

      Excluir
  2. Adorei a resenha, explicando cada conto.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a capa e o título do livro, e parece ser muito interessante apesar de contos não ser uma das minhas prioridades.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro contos, pois eles em uma hora de ressaca literária ajudam impulsionar a leitura por serem leituras curtas e na maior parte das vezes gostosas. :))

    beijão! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, também gostei bastante por esse ponto. Foi uma leitura super rápida!

      Excluir
  5. Eu gosto de contos, o problema com esses livro com vários contos é que nem todos são bons... (eu tive uma experiencia parecido com o livro "DR. negro e outras histórias"

    beijos
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que não leio contos, deu até vontade de ler este livro. É bem pequenino né? rs

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, David, dá pra ler em dois tempos :D
      Beijos

      Excluir
  7. Parece ótimo,eu amo sobrenatural e contos.Estas "historinhas para dormir" parecem ótimas.Como eu sempre falo: é o tipo de livro econômico. Compro um e recebo várias histórias.

    beijos.

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, exatamente, neste caso é 12 em 1! haha
      beijos

      Excluir
  8. Miga confesso que não sou muito fã de contos mas gosto de contos de terror e suspenses!!!! Adorei a dica vou anotar aqui!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã de contos, ainda menos de terror!
    Pense numa pessoa medrosa....... Euzinha!!!! Apesar do livro parecer bom, eu passo. Terror não é comigo!

    ResponderExcluir
  10. Ah, a capa é linda!
    Não conhecia o livro, e também não sou fã de contos. Ler histórias curtinhas me cansam e eu acabo nem sabendo mais do que falou a história anterior. Gosto de livro que a gente lê e viaja no enredo ><'
    Mas essas histórias me pareceram interessantes, quem sabe um dia... :D

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.