Lucca e seu avô Pietro sempre tiveram uma amizade forte e verdadeira. Lucca era o neto mais próximo dos avós e que ia visitá-los todas as sextas após a escola para trocar confidências com o avô e comer a comida gostosa da vovó. Mas o que Lucca mais gostava mesmo naquela sua família de italianos era o Jogo da Memória que todos sempre jogavam, principalmente aos domingos, e do qual seu vô era o grande campeão.
Pietro foi um homem que sobreviveu a Segunda Guerra Mundial, mas que também perdeu com ela o seu irmão mais novo e seu primeiro amor, a Giulia. Anos e anos após este período, já há tanto tempo casado com a avó de Lucca, a senhora Última, as memórias desses dias ainda habitam a mente de Pietro, e o fazem relembrar os momento de luta e de tristeza.
Em um desses momentos de devaneios Pietro conta a Lucca como foi o período em que lutou pela Itália na Segunda Guerra, como perdeu Giulia, como se tornou um prisioneiro, e como voltou pra casa. Mas alguma coisa acontece logo após ter revelado suas lembranças, pois por algum motivo Pietro começa a perder sua memória pouco a pouco.
Um dia ele sai e não se lembra pra onde foi, no outro troca os nomes dos netos, ou ainda sai de casa e não sabe mais qual o caminho pra voltar. Aos poucos a família começa a notar que o tão invejado campeão de Jogo da Memória a medida que passa a perder as partidas desse jogo também passa a perder parte de sua própria memória.
Lucca era bem jovem quando descobriu que seu avô tinha Mal de Alzheimer, que essa era uma doença incurável, que só iria piorar com o passar do tempo, mas ainda assim ele não podia deixar de lutar pelo avô que tanto amava e com quem tinha compartilhado tantos momentos bons. Por isso, junto com seus primos Gabi e Rafa, ele busca um jeito de recuperar as memórias do vô Pietro, e acaba encontrando o Shopping das Memórias.
Jogo da Memória é curtinho e leve, mas acabou se tornando pra mim uma surpresa agradável e emocionante. Apesar de tratar sobre um tema tão pesado quanto é o Mal de Alzheimer, Laura Bergallo trouxe pra estória uma deliciosa narrativa envolvendo fantasia e esperança. A autora transfere ao seu leitor de forma quase subliminar um pouco sobre essa doença tão cruel, informando seus sintomas e consequências.
É um livro que te deixa triste ao saber como a doença afeta não somente o idoso, mas também a família inteira, e que apesar de levar o tema de forma light o livro consegue mexer com nossas emoções quando paramos pra pensar que é algo que pode ocorrer com nossos avós, pais, ou até com nós mesmos. Outro detalhe é que o livro tem ilustrações feitas pela Martha Werneck, todas em escalas de cinzas, e que representam a situação daquele momento.
Jogo da Memória da Editora Escrita Fina me deixou emocionada com sua estória linda de amor e de esperança. Vale a pena ler.
Beijos e comentem!
O livro parece ser fofo e interessante.
ResponderExcluirAdorei a resenha.
ResponderExcluirEsse livro parece ser muito interessante
ResponderExcluirNão conhecia
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Eu li e tbm resenhei esse livro. É uma linda história, e adorei.
ResponderExcluirhttp://www.lostgirlygirl.com
bjos
Michelle, também achei isso. Não esperava tanto,mas me impressionou :D
ExcluirBeijos
Oie,
ResponderExcluireu já tinha ouvido falar desse livro, mas ele não me chama atenção.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Ótima a sua resenha,fiquei curiosa pra saber como a autora trata uma doença como Alzheimer de uma forma leve, se tiver oportunidade vou ler!
ResponderExcluirBEIjos!
Eu gostei muito dessa capa!! Achei linda!
ResponderExcluirA história me pareceu emocionante, mas eu não me interessei muito.... Sempre fico muito triste com livros assim....
Já tinha achado a capa uma gracinha, Mal de Alzheimer é uma doença traiçoeira, ela vai aos poucos apagando quem conhecíamos :( Vou colocar na lista
ResponderExcluirBeijos
Ok, apenas lendo a sua resenha eu me emocionei.
ResponderExcluirAgora deixa eu me explicar. Bom, faz dois anos que eu perdi meu avô, que tinha Mal de Alzheimer e Parkinson. Ele sempre foi meu pai e a perda dele foi muito triste e mais triste ainda conviver a realidade e ver a pessoa deteriorando aos poucos. Essas duas são muito triste e eu não as desejo a ninguém.
Agora, eu realmente PRECISO ler esse livro. Parece ser uma linda história, que espero que tenha um final feliz, diferente da minha "/
Beijinhos
Segredo de um Mundo
Amiga que resenha maravilhosa. Esse tema é bem delicado mas precisa ser bastante divulgado pq muitos nao sabem como lidar com pessoas que desenvolvem essa doença avassaladora. Até hoje lembro de Allie da história do Sparks - Diário de uma paixão ... Ela tinha essa doença =\
ResponderExcluirEnfim esse livro deve ser realmente interessante, além de misturar fantasia nesse contexto, dando assim a esperança da cura!!!!
Valeu pela dica. =)
Não conhecia esse livro... mas parece ser bem interessante! Gostei da resenha ;)
ResponderExcluirBjs
theplugados.blogspot.com
Não conhecia esse livro, mas achei interessante por ele envolver uma doença tão comum e nem tanto comentada. Gostei como ele relata o envolvimento da família, tenho algumas amigas com avós nessa situação e vejo como é triste.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro! Ele parece ser interessante, mas não faz muito meu estilo de livro.
ResponderExcluirA capa é linda e a resenha me deixou bem interessada ;)
ResponderExcluir