Maratona "O Livro das Princesas" - Parte 2


Hey, pessoas! Hoje continua a Maratona "O Livro das Princesas". Para lembrar, teremos 3 dias com postagens especiais para vocês, escritos por várias blogueiras: eu, a Cida do Moonlight Books, e a Sara e a Chrys do TCMM.

Hoje é o segundo dia, então vamos conferir a resenha e a nossa opinião a respeito dos dois últimos contos do livro: Eclipse do Unicórnio, da Lauren Kate e Do alto da Torre, da Patrícia Barbosa. Ontem tivemos as resenhas dos contos da Meg Cabot e da Paula Pimenta, se não viram, não deixem de conferir aqui.

Amanhã será especial, uma promoção, onde iremos presentear vocês com 3 exemplares deste livro gracioso! Gostaram? Então mãos à obra e vamos ler e comentar! E não esqueçam de divulgar!

Skoob
  Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza 
Editora: Galera Record 
Páginas: 288
As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot (Diário da princesa e A mediadora) e Lauren Kate (Fallen), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta (Fazendo meu filme) e Patricia Barboza (As mais) em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos e traz para a realidade das crianças e jovens de hoje em dia. Uma Cinderela Dj, uma Rapunzel popstar, a Fera se apaixona por uma supermodelo, e existem unicórnios na história da Bela Adormecida. O convite partiu da editora Galera e foi recebido com festa. O livro das princesas é o novo clássico.

TCMM

Eclipse do Unicórnio é o terceiro conto de "O Livro das Princesas" e escrito por Lauren Kate (Fallen). Nele, a história intercala o ponto de vista de Percy - um jovem de 16 anos que acaba de sofrer uma decepção amorosa e terá que viajar para a romântica Paris, sozinho - e a narrativa em 3ª pessoa, a qual conta a história de Talia que seria A Bela Adormecida que, ao invés de furar o dedo na roca e adormecer, desejaria um unicórnio e furaria seu dedo em seu chifre. O feitiço jogado pelo anjo da justiça em Talia ainda bebê, foi neutralizado pelo anjo do Amor que como presente, lhe possibilitaria acordar, caso o mesmo unicórnio, em um dia de eclipse lhe beijasse.

Definitivamente eu detestei esse conto do começo ao fim, para mim, nada se salva. A começar pela narrativa do Percy, que não é príncipe e tão somente um adolescente frustrado que está triste por ir à Paris sem sua amada Amber. Por mais que a história esteja recheada de recordações da história original, as coisas acontecem sem um propósito, a exemplo, o castigo dado pelo anjo ...... O final é sem pé nem cabeça e devido ao conto ser tão curtinho, não posso falar mais nada sem soltar spoiler... digo apenas que Lauren viajou e se perdeu no caminho! Nota zero.

Patrícia Barboza ficou com a incumbência de fechar o livro, com o conto que nos remete ao clássico de Rapunzel. A narrativa, assim como nos dois primeiros contos, é fluida e atrativa.

Camila é uma jovem que mora com sua madrinha em um edifício o qual por ser tão alto, nomeou de A Torre. Quando pequena, Camila teve sérios problemas de saúde e sua madrinha fizera a promessa de que a garota somente cortaria os cabelos, quando fizesse 15 anos. Por óbvio, tendo em vista que seu cabelo estava em um comprimento que ultrapassava o quadril, Camila era frequentemente chamada de Rapunzel por seus amigos. Uma Rapunzel posptar, que sofria bullying como ela mesma e que era ovacionada como a cantora misteriosa e disfarçada da internet. Quando sua madrinha descobre sua brincadeira, expulsa Pedro de sua casa, ordenando que ele não volte nunca mais. Com medo de ter prejudicado a amiga, Pedro sai desorientado e é atropelado. Sob estas circunstâncias e com medo de perdê-lo, Camila descobre-se apaixonada. Será que Laura permitirá esse amor?

Ai, quanto amor por este conto. Muito embora eu não tenha identificado uma razão plausível para tanta raiva e rigor por parte de Laura (madrinha), acho que foi o conto pelo qual mais torci. Sou #teamPedro com certeza e o final, embora previsível, faz você fechar o livro com sonoros suspiros. Nota 5.

Achei o livro uma gracinha e tentei não criar muita expectativa, tendo em vista que são apenas 288 páginas divididas em 4 contos curtos. Acho que o livro cumpriu seu propósito (encantar os leitores) rs, mas que queria mais... quando eu estava conectada a uma princesa, era hora de conhecer outra... Acho que todos os contos, se tivessem a oportunidade de ter uma história própria, seria sucesso absoluto!

Fiquei muito contente em conhecer a narrativa de duas autoras brasileiras e perceber que seus contos não deixaram nada a desejar em relação ao da Meg, por exemplo, muito pelo contrário, acabo de comprovar que estamos no mesmo patamar, senão acima! Adorei!

No Limite da Leitura 

Para mim a Lauren Kate foi a que mais “viajou” na hora de escrever. Em Conto de Fadas Moderno, ela se prendeu demais na parte “de Fadas” e, praticamente, esqueceu da parte “Moderno”. É claro que eu não deveria exigir que a estória fosse realista, já que estamos falando da Bela Adormecida, mas ainda assim a autora criou um enredo sem pé nem cabeça, cheio de pontos fracos e falhos. A parte em que Bela é apresentada ao seu povo e os anjos a abençoam (e um deles a amaldiçoa) é tão semelhante ao conto original que me fez pensar em “ctrl + c, ctrl + v”. E, quando finalmente entra o “príncipe” na estória, e pensamos que a coisa vai mudar, Lauren me vem com aquela cena parecidíssima com a última de cena do primeiro filme de Nárnia. Sabe quando os quatro irmãos já estão adultos no final do filme, e eles saem pra andar a cavalo, mas acabam se embrenhando entre as árvores e, de repente, já estão saindo do guarda-roupa outra vez? Pois é. É exatamente assim que acontece no conto da Lauren, e, por mais que o príncipe de meia tigela que a Lauren criou seja um garoto do século XXI, ele age quase como se aquilo fosse uma coisa normal. Fala sério, o garoto passa o conto inteiro apaixonado por outra, e quando olha para a princesa pela primeira vez já jura amor eterno e esquece da ex em 1 segundo? E como se não bastassem as fadas, os anjos, o príncipe bocó e a viagem para outro mundo, a autora ainda me coloca um unicórnio no meio. Espere. Pra falar a verdade, acho que o unicórnio é o único personagem de que gostei nesse conto. 

Já o último conto, de outra autora brasileira, a Patrícia Barboza, pra mim, seguiu o mesmo padrão que o primeiro conto, da Meg Cabot. Ele nem se aprofunda demais como o da Paula Pimenta, nem fica raso demais como o da Lauren Kate. Esse conto me fez lembrar de pedaços da estória da Rapunzel que eu já nem lembrava mais, como a cena em que a princesa chora nos olhos do príncipe, o que demonstrou que a autora soube puxar todos os detalhes do conto original para a sua releitura sem precisar fazer um “copia e cola”. O único ponto em que achei que a Patrícia pecou foi na hora de criar uma vilã, que no caso é a madrinha da Camila (minha xará!). A autora não soube criar um motivo convincente para a madrinha a prender na “torre”, e também não soube fazê-la realmente ser má, apenas, rigorosa. 

Pra mim, dentre todos os contos, o da Paula Pimenta foi de longe o que mais me agradou e convenceu. Lauren Kate me decepcionou extremamente nesse livro e, se tive que dar 3 estrelas para o livro, foi com certeza graças ao conto dela. O contraste entre esses dois contos é bem grande, fazendo com que os outros dois, o da Meg e o da Patrícia, acabem ficando equiparados no meio termo. Infelizmente, encontrei alguns erros de revisão, mas eles são razoáveis. Em compensação, a diagramação e a capa criadas pela Editora Galera Record ficaram excelentes, fazendo da leitura algo bem mais agradável. 

Moonlight Books

Lauren Kate e seu Eclipse do Unicórnio mostra de um lado, Percy, um jovem vivendo sua primeira desilusão amorosa, e tendo, mesmo que deprimido, que viajar para França. Do outro lado, na verdade, mil anos antes, temos a princesa Talia, sendo amaldiçoada à um sono eterno pela picada do chifre de um unicórnio. E assim, estes dois destinos, unem-se no interior da França, claro que um toque de magia e uns anjinhos, e sob um eclipse, vivemos outro belo conto de fadas.

Lauren Kate ama anjos, é inegável, e de forma sutil, os insere neste conto. Sucinto e leve, mostra que nunca devemos desanimar frente as adversidades da vida. É muito bacana observar as mensagens que cada autora procura trazer ao leitor. Eu gostei muito por ter a oportunidade de estar novamente no universo angelical, afinal a série Fallen deixou saudades, no entanto este conto não é tão passional quanto a história de Daniel e Luce.

Patrícia Barbosa e Do Alto da Torre, trabalha a aceitação, esta é sua lição com sua Rapunzel. Ela é Camila, nossa princesa que sonha ser cantora e é fã de Kate Perry. Ela e seu príncipe exalam doçura e meiguice. Milla é uma graça de menina. Órfã, criada pela madrinha, ilustra seus sonhos com as canções de sua diva.

Patricia Barboza fecha o livro com o conto mais açucarado, não por causa do romance delicioso, mas por sua protagonista cativar e aquecer nosso coração.

Fechando o livro, posso dizer, que na minha opinião, Paula e Patrícia trouxeram os melhores contos, mesmo breves, são perfeitos e completos. O de Lauren é mais mágico, até mesmo impossível de ser vivido, mas gostei pela fantasia. Só Meg que me deixou com as expectativas não atendidas. No geral, gostei muito do livro e adoraria um segundo volume, afinal, estas princesas já ganharam lugar no meu coração. Nota final, 4 estrelas.
Acho que a magia dos contos de fadas está justamente aí. Não é matar o dragão, escalar a torre ou derrotar a bruxa. A Priscilla, para variar, diria que isso é um clichê, mas a magia está justamente em encontrar o amor e a felicidade nas situações mais simples. E isso é bom, já que está lá para qualquer um que se permita enxergar... (Do alto da Torre, Patrícia Barboza)
Beijos e comentem! Amanhã tem promoção!!

5 comentários:

  1. Eu gostei da ideia do unicórnio no conto da Bela Adormecida, que pena que é o único que preste rsrs.
    Rapunzel é o meu conto de fadas preferidos, então se eu não gostar vou ficar muito decepcionada haha, mas até agora já gostei do fato dela ser fã da Kate Perry <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a maratona, estou louca com esse livro! Tinha grandes esperanças sobre o conto Eclipse do Unicórnio, de cara já gostei do nome, uma pena não ter gostado, agora mesmo que quero ler para ter minha opinião a respeito...
    Engraçado, sempre terá uma comparação de qualquer escrita com a da Meg, apesar de não ter achado nada dela tão extraordinário assim, mesmo tendo lido poucas obras...

    Adorei o blog, estou te seguindo. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que eu leio mais sobre esse livro, mais vontade eu tenho de ler. Adorei as resenhas do conto da Patricia, ainda mais que a protagonista é minha xará! Tipo preciso muito muito ler esse livro.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hello,

    Estou adorando a maratona.
    Realmente não estou esperando muito pela Lauren, mas tehnho esperança no conto da Patrícia.

    XOXO
    Gaby
    http://gabriellasm-1993.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Mais um post maravilhoso, bom saber a opinião de três blogueiras cada uma com sua personalidade.
    Fico mega orgulhosa pelo conto da Paula Pimenta estar sendo o mais elogiado no livro, ela realmente é a melhor no que faz!!!!
    Que pena o conto da Lauren não suprir o esperado, mas como disse a Cida deve valer pela magia e fantasia.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.