Maratona O Livro das Princesas - Parte 1


Olá, pessoal! Hoje começa a Maratona "O Livro das Princesas". Serão 3 dias com postagens especiais para vocês, todas escritas por mim junto com a Cida do Moonlight Books, e das meninas do TCMM, a Sara e a Chrys.

Hoje é o primeiro dia, então vamos conferir a resenha e a nossa opinião a respeito dos dois primeiros contos do livro: A Modelo e o Monstro, da Meg Cabot, e Princesa Pop, da Paula Pimenta. Amanhã teremos a resenha dos dois outros contos: Eclipse do Unicórnio, da Lauren Kate e Do Alto da Torre, da Patrícia Barboza.

Na terceira e última postagem, que sairá na quarta-feira, teremos uma promoção, onde iremos presentear vocês com 3 exemplares deste livro gracioso! Gostaram? Então mãos à obra e vamos ler e comentar! E não esqueçam de divulgar para os amigos!

Skoob
  Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza 
Editora: Galera Record 
Páginas: 288
As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot (Diário da princesa e A mediadora) e Lauren Kate (Fallen), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta (Fazendo meu filme) e Patricia Barboza (As mais) em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos e traz para a realidade das crianças e jovens de hoje em dia. Uma Cinderela Dj, uma Rapunzel popstar, a Fera se apaixona por uma supermodelo, e existem unicórnios na história da Bela Adormecida. O convite partiu da editora Galera e foi recebido com festa. O livro das princesas é o novo clássico.

Moonlight Books

Fã declarada de contos de fadas, eu não poderia deixar de conferir este livro que reúne as histórias que fizeram parte de minha infância, contadas pelas autoras de minha adolescência e vida adulta. A pergunta que não queria calar: Qual o resultado desta mistura? Bem, agora vocês vão saber.

O primeiro conto, é de Meg Cabot, A Modelo e o Monstro, onde o clássico A Bela e a Fera é vivido em um cruzeiro. A história é curtinha, e mostra a jovem Belle Morris, 18 anos, modelo famosa, embarcando junto com o pai em sua lua de mel. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo, o pai de Belle decidiu levar a família toda na lua de mel e, nesta viagem, Belle encanta-se com um homem misterioso, que ela só consegue ver à distância, porém, ao ser atacada no navio, seu Sombrio Misterioso, aparece e luta pelo bem da jovem. Logo ela percebe que ele esconde um segredo, sua aparência assustadora. Nesta hora a jovem luta com seus próprios conceitos de considerar aparência importante, e supera esta futilidade, ao ver-se apaixonada por seu salvador.

Eu esperava muito desta história, até porque entre as autoras, Meg é a que sou mais fã, mas senti falta de senso de humor na protagonista, aspecto marcante nos livros da autora, Belle é muito melancólica e até mesmo fútil em algumas atitudes, mas a história é criativa, quem imaginaria a Fera escondida em um cruzeiro de luxo.

Paula Pimenta e a Princesa Pop é a maior das histórias, aqui a Cinderela é filha de pais separados, mora com a tia e ainda trabalha como DJ. Cintia Dorella é a DJ Cinderela, que vira princesa só depois da meia-noite e tem um príncipe astro do rock que usa All Star. Com um pai que usa autoridade de forma desmedida, dando raiva no leitor, ela consegue viver seu amor marcando encontros pelo twitter. Mas a madrasta má, mais megera do que nunca, vai fazer de tudo para atrapalhar.

Eu adorei esta Cinderela que se veste de preto sem perder a feminilidade e ainda ama rock, eu e ela temos muito em comum. Achei a mais criativa das adaptações, Paula Pimenta está de parabéns, encaixou tudo tão direitinho em nossa realidade que fica fácil ver este conto de fadas acontecendo do nosso lado. Ri muito, mas também senti muita raiva, ao ponto de fechar o livro e ter que respirar fundo, pois a madrasta da vez é Detestável com D maiúsculo, e tira qualquer um do sério. E o final até me deixou até com os olhos marejados. Fofo demais e super moderno.

Até agora pude reviver os contos de fadas neste livro, esta nova roupagem recriou os conhecidos mundos de fantasia nos dias atuais, reencontramos figuras conhecidas, mais modernas e descoladas e até mesmo, mais crescidinhas e não tão inocentes.

No Limite da Leitura

O conto da Meg Cabot era o que eu mais aguardava, principalmente porque, dentre as quatro, essa é a única autora da qual eu já tinha lido algo antes. Além disso, sendo uma releitura de A Bela e a Fera, meu conto de fadas favorito, eu estava esperando algo que me fascinasse. O conto não atendeu todas as minhas expectativas, mas também não posso dizer que não foi bom. É claro que o amor entre os personagens surge do além, como em todos os contos de fadas, mas esse foi o ponto que mais me decepcionou na leitura, já que eu esperava algo moderno e não tão clichê. Mas, afinal, o príncipe da Branca de Neve beijou uma defunta desconhecida no meio do mato e ninguém reclamou, certo?

Princesa Pop da Paula Pimenta foi uma surpresa deliciosa. Não tinha lido nada da Paula antes, mas já tinha ouvido falarem bastante dela, e esse conto que a autora criou definitivamente foi um incentivo pra que eu me aventurasse em seus outros livros no futuro. Esse realmente foi o tipo releitura que eu estava esperando, um conto de fadas realmente moderno. Todo o enredo é bem desenvolvido, os personagens não se apaixonam da noite para o dia, e o principal: a vilã tem potencial. Cintia, a DJ Cinderela, é realmente o que se espera de uma princesa nos dias de hoje: antenada, com opiniões próprias, decidida, e forte. Se ela fosse protagonista em um conto de fadas antigo, com certeza Cintia vestiria uma calça, montaria no cavalo, e mataria o dragão. O príncipe viria em segundo plano.

Entre os dois contos está bem óbvio que meu favorito é Princesa Pop. Não que a Meg não tenha criado uma narrativa legal (na verdade achei a maneira de escrever das autoras bem parecidas), no entanto, Paula Pimenta soube desenvolver melhor seu conto e o tema do livro. Creio que a Meg pecou mesmo no amor instantâneo entre o casal, afinal, no mundo de hoje, mulheres sabem diferenciar amor à primeira vista e amor ao primeiro encontro. Se apaixonar após só olhar o cara é uma coisa, se apaixonar após ter uma boa conversa que durou minutos, mas que pareceram horas, é completamente diferente.

TCMM

O conto o Monstro e a Modelo foi um dos que eu mais gostei. Adoro a narrativa da Meg Cabot, definitivamente! Acho que ela conseguiu trazer o conto para o mais próximo da realidade, modernizando-o de um jeito novo e adorável! As justificativas para a "monstruosidade" do Adam e para a Belle ter se tornado modelo, foram bem boladas.

Fiquei com vontade de quero mais, mas acho que ela não se perdeu em nenhum minuto, trouxe para o conto, sua essência e o modernizou de forma que eu senti que ele tivesse sido escrito agora, nestes tempo! A ele, isoladamente, dou nota 5. Gostei da fluidez da narrativa e dos pontos que a Meg focou, achei que cumpriu seu papel e manteve a magia da Bela e a Fera!

No caso de A Princesa Pop, eu amei!!! O conto já foi um pouco maior, mais detalhado. A Cinderela dos dias atuais é encantadora. A narrativa da Paula Pimenta te prende, eu não imaginava um suspense dentro deste conto de fadas... arrasou...kkkk .

Massss eu sinceramente esperava outro fim para a madrasta, e esperava também uma atitude do pai da Cíntia em relação à verdade revelada pela história... Uma Cinderela DJ, que linda! O conto é tão delicioso a ponto de você odiar a madrasta e o pai da princesa e se apaixonar por ela, pelo príncipe e sua tia!!! Muito realista e atual, o conto recebe nota 4,5 (pelo fim dado à madrasta).

Beijos e comentem! Em breve vem a promoção!

35 comentários:

  1. Já ouvi tantas opiniões conflitantes sobre esse livro que OMG! mas gostei de saber as opiniões de vocês. O livro parece ser bem legal, e uma coisa que chama a atenção é que a maioria das autoras trouxe as historias para a atualidade.

    bjos
    pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro esses livros de conto, e este em especial por reunir escritoras brasileiras e americanas que eu adoro. Esse livro juntou minhas autoras a adoras e contos de fadas! Admito que estou com altas expectativas em relação a ele, e fiquei surpresa com a resenha de vocês, com a da Paula sendo melhor que o da Meg, dale brasileiras!
    Adorei a ideia da maratona! Com certeza vou acompanhar!
    Beijos, Giu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giu, dale brasileiras com toda certeza haha
      Que bom que gostou da maratona, fique de olho! :D
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Camila. Acabei de ler a postagem no blog da Cida rs
    Eu adorei essa junção da opinião de vcs e to ansioso para ler o da Paula, pq como vc, não conheço o trabalho dela e estou super ansioso para ler *o* Não tenho fé no da Lauren rs Fallen exemplifica o por quê.
    A capa é divina, quero ele na estante pra ontem!
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas! hahaha Bom, pelo menos você economizou tempo e nem precisou ler aqui rsrs
      Realmente, a Lauren é decepcionante, mas não vou falar demais, porque amanhã tem resenha do conto dela haha
      beijos

      Excluir
  4. Acabei de me inscrever no canal do blog o/ kkkk vou ficar ligada nos vídeos agora o/
    Bem, não sei dizer exatamente por que, mas ainda não li nada da Meg Cabot, mas adorei ler sobre a opinião de vocês o/ vou ler um dela qualquer dia desses o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do canal *---*
      Obrigada por se inscrever e por acompanhar a maratona :D
      beijos

      Excluir
  5. Estou louca para ler esse livro. Cada resenha que eu leio, só me deixa mais ansiosa para ler. Tipo, eu preciso desse livro!
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha
      Camila, espero que goste dele tanto quanto espera :D
      Bjos

      Excluir
  6. Ohhh tenho esse book fofo de mais.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ooi :)
    Eu curti muito esse conto, achei diferente a apresentação da história e curti a narrativa a Meg - nunca havia lido nada dela -, não foi meu conto favorito, mas chegou bem perto de ser.
    Adorei a ideia de vocês e amei as resenhas.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho bastante vontade de ler esse livro. Nunca li nada da Meg Cabot, mas esse livro está me deixando intrigado. hahaha
    Gostei de saber a opinião de vocês ;)

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não vejo a hora de ler esse livro!!!
    Pelo visto quase todo mundo se decepcionou um pouco com o conto da mEg CAbot, do mesmo jeito que pelo visto todo mundo amou o da Paula Pimenta <3
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Já comentei nos outro blogs, nem sei o que dizer... rsrsr
    Mas adorei esta maratona, foi super criativa e as resenhas estão perfeitas!


    P.S.

    Adorei o novo layout, super lindo!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a ideia dos blogs da maratona.
    Estou doida pra ler esse livro e achei super legal a leitura das resenhas. Minha expectativa maior era pra Meg Cabot, mas confesso que fiquei super curiosa para o conto da Paula Pimenta.

    ResponderExcluir
  12. Curiosa... adoro contos de fada,adoro a Meg

    ResponderExcluir
  13. Ansiosa para matar minha curiosidade sobre o livro.
    Paula está na minha cabeça agora. kkk

    ResponderExcluir
  14. A primeira resenha que leio é a de vocês e fiquei com um gostinho de quero mais...
    Doida para ler ele todo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Amo demaaais essas autoras, to tão ansiosa pra ler esse livro! Ainda mais com essa capa fofa!!

    ResponderExcluir
  16. Achei interessante o jeito que a Meg colocou a trama da Bela e a Fera e o que me gostei (pelo que li na resenha de vcs) foi a adaptação da Paula Pimenta.

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila

    Adorei a postagem. Quando lia comentários a respeito do livro não imaginava que seria assim... contos que são adaptados a nossa realidade. Adorei a ideia sabia? Imaginar a Bela e a Fera em um cruzeiro é bem legal e a Cinderela então? Toda moderninha vestida de preto e fã de rock! Ai que tudo!!!
    Fiquei muito mais curiosa agora.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Hello,

    Sou super fã da Meg, mas tá todo mundo falando bem do conto da Paula que estou esperando mais da Paula do que da Meg.
    Adorei as resenhas!!!

    XOXO
    Gaby
    http://gabriellasm-1993.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Estou louca pra ler esse conto da Meg Cabot, sou super-fã da autora!
    É uma pena você não ter gostado tanto assim do livro, mas só poderei dar minha verdadeira opinião depois que ler o livro. Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Adorei a maratona e o formato do post, demais. Parabéns!!!
    Cada dia com mais vontade de ler esse livro de contos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  21. Esqueci de dizer que a releitura da Paula Pimenta é a mais esperada por mim pq já li quase todos os seus livros e ADORO!!!!

    ResponderExcluir
  22. adoro os livros!
    ansiosa para ler

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Quando a Galera Record anunciou que iria lançar um livro assim na hora fiquei super empolgada..primeiro porque tinha a DIVA MEG CABOT só isso já basta para mim, sou fã assumida da autora e depois conto de fadas moderno quem não curte ?
    Mais pelo visto o conto da Meg não foi tão tipico assim da escrita dela o que é uma pena..adoro as personagens dela.. A Paula parece que acertou em cheio mais uma vez...agora só posso esperar e ter o meu em mãos e ler.

    ResponderExcluir
  24. Quando olhei para capa achei super fofo..li a resenha interessante.

    ResponderExcluir
  25. Oie,
    estou doida para ler esse livro, principalmente por ter a Meg Cabot rsrsrs

    Bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Camila!
    Muito legal essa ideia de dividir a resenha do livro em duas partes, ainda mais que ela está sendo feita triplamente, não é? Ainda não li Meg Cabot nem Paula Pimenta, estou me sentindo uma ET aqui, mas gostei mais da premissa do segundo conto.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  27. Achei interessante a ideia de recriar esses contos, apesar de não conhecer nada de nenhuma das duas escritoras, adorei a resenha! Principalmente o fato de fazê-la em trio, pois dá pra saber a opinião de cada uma e em como elas as vezes são divergentes. Gostei muito da forma como você escreve. E a que mais me agradou foi a da Paula Pimenta, adorei a nova Cinderela! Estou curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir
  28. não tem como não se apaixonar pelo jeito da Paula de escrever! adooro ela! acho o projeto da Record editora incrivel e sucesso garantido!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nossa, eu estou ansiosa para ler esse livro.
    Depois de ler a opinião de vocês, eu fiquei muito curiosa.
    Nunca li nada nem da Meg Cabot nem da Paula Pimenta, mas vontade não falta.
    Adoro contos de fadas e não duvido que me apaixone pelo livro.
    Gostei de como falaram dos contos separadamente, dá pra ver o a Paula Pimenta surpreendeu a todas vocês.

    ResponderExcluir
  30. Paula Pimenta arrasa!! Quero esse livro só por causa dela e da Meg Cabot, pq depois da série Fallen, não acho que a Lauren consiga prender o leitor, eu não espero mais nada!! A outra autora brasileira eu nem conhecia, que vergonha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Adoro releituras, e tenho muita curiosidade de ler esse livro por causa disso. Além de trazer uma diva como Meg Cabot como co-autora! E escrevendo a releitura do meu conto preferido! Que sonho. kk

    Beijinho , Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.