Garota Interrompida

Skoob
    Autora: Susanna Kaysen
    Editora: Única
    Páginas: 190
O quão louco você é?

Em 1967 ser louco era algo comum. Um homem depressivo era louco. Uma mulher que ficasse com vários homem era louca. Uma garota que se apaixonasse pelo seu professor de inglês era louca. Qualquer um que discordasse nas normas comportamentais que a sociedade ditava como adequadas era taxada de louca e, não muito raramente, internada em um hospício. É exatamente este o caso de Susanna Kaysen, a garota depressiva e revolucionária que teve um relacionamento com o professor, e acabou tendo sua adolescência interrompida quando foi internada no hospício da cidade.

Por dois anos Susanna Kaysen não sabia dizer se ela era ou não louca. Sim, ela tinha problemas, e muitos deles. Ela também havia tentado se matar, mas havia sido somente uma vez, e Susanna tinha percebido o quanto aquilo não era o que ela realmente queria. E pra finalizar, além de depressiva, ela também era considerada bastante libidinosa, com uma infinidade de namorados, quando a sociedade pregava o pudor. Mas nada disso parecia ser motivo suficiente pra Susanna pra que ela passasse uma parte preciosa de sua juventude dentro de um quarto com janelas celadas.

Em Garota Interrompida, um livro baseado em fatos reais, a autora e protagonista de história, Susanna Kaysen, irá relatar o período em que viveu dentro de um hospício, quando tinha apenas 18 anos, e a experiência de morar com outras garotas da mesma idade que também foram tidas como loucas pela sociedade: Polly, Georgina, Daysi e Lisa, a sociopata mais divertida e menos louca que o mundo já viu.

Com relatos fortes e reveladores, a autora trouxe para as páginas do livro a veracidade e selvageria do mundo não só dentro das paredes do hospício, mas também dentro dos homens que estão do lado de fora. Por dois anos a autora viveu sua vida com o objetivo de se reencontrar, mesmo não sabendo exatamente onde é que havia se perdido. Enquanto recebia diagnósticos falhos ou simplesmente vagos, Susanna ia temendo pela sanidade que ainda lhe restava, afinal, quanto tempo uma pessoa pode viver como louca e não se tornar uma?

O pequeno livro dividido em 33 capítulos, que já virou filme, interpretado pela Angelina Jolie, possui singularidades, como os constantes questionamentos de Susanna sobre sua saúde mental, e ainda a cronologia incerta dos relatos, fazendo do livro um grande mistério que você vai solucionando de pouco a pouco. A honestidade, força de vontade e sanidade brutal das garotas trancafiadas por seus psiquiatras e familiares fazem o leitor refletir sobre a forma como rotulamos uma pessoa e que muitas vezes estamos completamente errado.

Durante a trama conhecemos sociopatas, dependentes químicos, anoréxicos, hermafroditas e, os mais comuns, os depressivos. Todos que, apesar de possuírem loucuras em níveis diferentes, acabam se encontrando no mesmo lugar, sob as mesmas regras, tendo que suportar não somente a própria loucura como também a alheia.

Garota Interrompida me deu uma grande lição: o mundo dos loucos é muito mais seguro que o mundo aqui fora. Lá dentro todos cuidam um dos outros, enquanto aqui é cada um por si. O livro mostra que por volta de 1960 ser louco era tão comum quando ter uma gripe. Para uma sociedade preconceituosa e covarde, aqueles que se destacavam, aqueles que fugiam do padrão, eram perigosos e, portanto, deveriam ser trancafiados para tratarem a sua loucura. Ou seria sua sanidade?

Indico o livro não somente pra quem busca um livro rápido e verdadeiro, mas também para aqueles que queiram entender o verdadeiro valor da liberdade. Liberdade de ir e vir, liberdade de expressão e liberdade de pensar.

Por causa do meu desmaio em cima do balcão de açougue, passei a associar carne com suicídio, mas sabia que havia mais coisas por trás disso.
A carne estava machucada, sangrando, espremida em uma embalagem apertada. E, por mais que tivesse passado seis meses livre desse pensamento, eu também estava. (Página 48)

Beijos e comentem!

16 comentários:

  1. Nossa...apesar de pequeno, parece ser um livro forte.
    Sinceramente nunca tinha ouvido falar nem no livro e nem no filme.
    Interessante...

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, esse filme é o meu preferido da Jolie, acho a atuação dela, e das outras menins também perfeitas, me encanta sabe de verdade esse mundo entre ser louco e diferente, tanto que depois do filme fui começar a pesquisar mais sobre sociopatas e tudo mais, por isso mesmo eu tenho uma vontade enorme de ler o livro, enorme mesmo, acho que vou até pedir de presente, UAHUAHAU, beijão.

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhaha Michelle, espero que goste!
      Eu não conhecia o livro, mas agora pretendo lê-lo :D
      bj

      Excluir
  3. Eu pensava que ela era bem maior... Tenho muita vontade de
    'Garota Interrompida", primeiro por causa dessa capa rosa linda. E segundo porque amo histórias que envolvam a mente humana, e uma ambientada em um hospício deve ser maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Não creio que tem livro desse filme.
    AMOAMOAMOAMO.Preciso ler.
    Beijos

    http://diariosdeumafangirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha
      Tem sim, Fer!
      Tb estou atrás dele ;)
      bjos

      Excluir
  5. Eu não lembrava do enredo desse livro, apesar de já ter assistido ao filme, há muitos anos atrás. Acho interessante livros / filmes que falem sobre a mente humana, e o mais interessante em “Garota Interrompida”, e o fato de se tratar de uma estória real.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marla, depois que eu notei que era tudo real fiquei até assustada! :O
      bjos

      Excluir
  6. OMG Preciso desse livro!! Adorei a resenha, e sim uma sociedade como a nossa produz muitos doentes...
    Adorei mesmo

    bjos

    valmedrado16.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que era uma experiência da própria autora, gostei desse livro desde a primeira sinopse que li dele o/ , realmente é muito bom, amei o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser bom demais, sou louca por ele e pelo filme (que só vou assistir depois de ler)...
    E realmente, o mundo deles em muitos aspectos se torna melhor do que o do lado de fora! =S

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila!
    Não conhecia o livro, que enredo intenso para 190 páginas! Saber que é baseado em fatos reais o torna ainda mais interessante e chocante! Vou querer ver o filme também.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  10. Vi o filme já e amei, o livro deve ser muito melhor! É realmente interessante poder ler o testemunho de alguém que viveu essa época repressiva, principalmente para as mulheres, época em que ter desejo sexual, ou até mesmo querer trabalhar já era suficiente para ser mandada para um hospício!

    :D

    ResponderExcluir

  11. Faz tempo que eu quero ler esse livro, mas só por querer mesmo, porque nunca tinha lido nenhuma resenha, e a sua provou que eu devo correr pra comprar, porque provavelmente vai ser um leitura incrível!

    Vanessa B. Freitas,
    Buttercup de Galocha

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti o filme e a loucura da Jolie me assustava. kkkk
    Quando vi que tava sendo "publicado" o livro me perguntei o por que se já tinha sido lançado há séculos atrás. xD
    Esse não é um gênero de leitura que eu gosto, saca? Agora acho que é mesmo interessante ler quando tiver afim de dar um "acorda" pra vida. ^^"
    bjs ;)

    ResponderExcluir
  13. Outro livro que mostra transtornos na personalidade, e como eram tratadas essas pessoas antigamente. Creio que seja um livro muito bom, e é baseado na história da própria autora. Não sabia disso, quando fiquei sabendo só me fez querer mais.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.