Me Liga

Skoob

    Autora: Sarah Mlynowski
    Editora: Galera Record
   Páginas: 320

Devorah Banks está um caco. Ela está terminando o ensino médio sem nenhuma amiga ao seu lado e seu namoro de 4 anos acaba de chegar ao fim porque seu ex decidiu, de última hora, fazer faculdade fora do país, enquanto que ela está presa a uma faculdade meia boca. Nada está saindo como ela havia planejado, e sua vida está mais desastrosa do que nunca. Porém, as coisas começam a mudar quando, após derrubar o celular na fonte do shopping enquanto fazia um pedido, seu desejo realmente se tornou realidade.

Tudo o que Devi queria era uma chance de mudar o seu presente. Pra ela, bastava ter uma conversinha com sua eu do passado, dizer pra ela mesma jamais se apaixonar por Bryan, pois ele iria partir seu coração; jamais trocar suas amigas por um cara, porque ela acabaria sem ninguém; e jamais deixar seus estudos de lado por causa de um namorado, pois, no final, não conseguiria entrar em nenhuma faculdade decente.

Depois de “tomar um banho” na fonte, o celular de Devi agora pode fazer chamadas para a sua “eu do passado”, e as possibilidades são infinitas. No início toda a situação é completamente surreal para ambas, e elas demorando certo tempo (não muito) para realmente acreditarem que o celular é mágico e que agora estão falando uma com a outra.

Devi-caloura estava achando o máximo conversar com Devi-veterana e descobrir o que a aguardava dali a alguns anos, porém, os planos de Devi-veterana eram mais ambiciosos. Agora que ela tinha a faca e o queijo na mão, Devi-veterana estava determinada a mudar sua “eu do passado”, incentivando a garota a tomar atitudes diferentes das que ela tomou e, assim, mudar o seu presente e futuro.

Porém, mexer com essa coisa de “viagem no tempo” pode ser bastante perigoso. E nenhuma das Devis sabia o quanto uma única palavra dita da maneira errada, ou uma cola na prova errada, podem ser capazes de alterar o futuro tão drasticamente.

Quando vi que a editora Galera Record estava lançando mais um livro da Sarah Mlynowski fiquei entusiasmada. Já havia lido o livro anterior da autora, 10 coisas que nós fizemos, e amei, então estava esperando que Me Liga tivesse o mesmo efeito sobre mim. Infelizmente, isso não aconteceu. Na verdade, Me Liga destoa quase que completamente de 10 coisas que nós fizemos, tanto na qualidade quanto no enredo.

É difícil dizer exatamente o que me deixou tão decepcionada com o livro, mas acho que o que mais contribuiu para isso foi o fato do enredo ser tão “viajado”. Enquanto que em 10 coisas que nós fizemos a autora escreveu uma ficção com os pés na realidade, ou seja, tendo por base do livro as dificuldades que alguém da idade da personagem realmente passa na vida real; em Me Liga ela fez o completo oposto.

É claro que, por ser um livro de ficção, a autora pode colocar um dragão no meio do ensino médio e tenho que engolir. Porém, pra mim, que já vinha acompanhando o trabalho dela, a mudança de estilo não foi muito agradável. E esse é o motivo do livro ter recebido somente 3 estrelas.

Porém, se eu ignorar esse ‘detalhe’, devo dizer que Sarah novamente vai ganhar alguns leitores como fãs. Sua narrativa segue o mesmo esquema de sempre: leve, ritmada, divertida e com personagens muito bem caracterizados. E, como sempre, devo lembrar que a Galera Record mandou muito bem na revisão e diagramação.

Devi-veterana é aquela personagem que você quer socar e bater com a cabeça dela no armário pra ver se ela começa a raciocinar melhor. Depois de descobrir que pode realmente melhorar a sua vida somente incentivando sua “eu do passado” a se comportar diferente do que ela mesma fez, Devi-veterana se torna um monstro ganancioso. Nada está bom o suficiente. Era de se imaginar que alguém que está na pior se contentasse com a menor mudança positiva que pudesse ter. Mas não Devi-veterana. Ela quer sempre mais, e mais, e mais, e é exatamente essa sua ambição tão grande que traz várias mudanças indesejadas também.

Já Devi-caloura é o oposto. A coitada fica pra baixo e pra cima acatando todas as decisões que Devi-veterana diz que é o melhor a ser feito. Enquanto Devi-caloura trabalha duro, Devi-veterana colhe todos os frutos, mas nem isso é o suficiente pra fazê-la desistir de mudar seu futuro que parece nenhum pouco promissor segundo sua “eu do futuro”.

Pra quem está de fora, toda essa bagunça de “Devi-veterana”, “Devi-caloura”, “eu do passado”, “eu do futuro” pode parecer um pouco demais, e talvez você até espere uma leitura desastrosa e confusa. Mas posso garantir que não é assim. Sarah conseguiu desenvolver no enredo uma maneira bem prática pra não confundir o leitor e facilitar a leitura, fazendo com que cada personagem narrasse um capítulo, e dando a elas apelidos diferentes: Devi-veterana é Iris, enquanto que Devi-caloura é a Cal.

Pra quem não se importa nenhum pouquinho com todo esse surrealismo de uma “quase viagem no tempo” indico o livro com toda certeza. Sem mencionar que a ‘pegada adolescente’ que o enredo possui pode ser de grande ajuda na hora de intercalar leituras pesadas e intensas, então, mais uma vez, Me Liga é recomendado.
(...) Talvez tenha a ver com viver o momento e ainda manter os olhos no cenário todo – em todos os cenários. (...) (Página 309)
Se você beija um garoto e ele não se lembra, o beijo aconteceu?
Se não aconteceu, por que as lembranças ainda machucam?
Beijos e comentem!

19 comentários:

  1. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e fiquei com mais vontade ainda de ler. Acho interessante essa questão de passado e presente, como uma "viagem ao tempo". Não curto mais livros de adolescentes, mas como minha curiosidade é grande, farei a leitura! rsrs Parabéns pela postagem! Muito boa!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirelle, meu problema foi justamente esse: não curtir livros teens, porém, não dá pra dizer que a experiência foi de todo ruim rsrs
      beijos

      Excluir
  2. Nunca li, mas sabe quem nunca teve essa ideia de voltar no pasasdo para mudar as coisas.Mas olhando para um lado não vale apena pois muita coisa iria mudar inclusive as partes boas. Beijos

    www.brrendacaroline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenda, concordo! E a gente sempre acaba tirando alguma lição das coisas ruins que nos aconteceram, então provavelmente, sem essas lições seriamos pessoas completamente diferentes ;x
      beijos

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro e fiquei curiosa RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro... confesso que de cara não me chamou a atenção, mas acho que daria uma chance para a história :)

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amo livros que transcendem a realidade e vai do passado ao futuro.Quer muito realizar a leitura deste livro.]
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura, Amanda, espero que goste :D
      Beijos

      Excluir
  6. Tenho raiva de personagens que tem a coisa certa a fazer e vai la e escolhe a errada kkkk
    não me empolguei mto a ler esse livro :/
    Beijos,

    Amanda
    www.divaliterario.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro uma viagem no tempo (Se bem que aqui é celular do tempo, ou sei lá o que seja haha) eu gostei de conhecer o livro, uma pena ele ter sido tão "viajado" e confuso pra vc. Agora eu lembrei que coloquei o 10 coisas que nós fizemos como desejado depois da sua apresentação dele. Vou ficar de olho no "Me Liga" também, vai que eu ame <3 HaHaHa

    Beijos
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhe, super gostei de você ter colocado o 10 coisas que nós fizemos como desejados, tenho ctz de irá gostar, ainda me lembro do livro e até hoje o acho super divertido rsrs
      beijos

      Excluir
  8. Acho que pelo que você falou, acabei não me interessando muito pelo livro, mas quero ler um livro dessa autora ainda, se eu conseguir lembrar o nome dela depois, sou uma negação pra nomes de autores

    LIVROS E TAL

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila,
    A sua resenha foi a primeira que li apontando os contras da leitura.
    Ainda acho interessante usar a viagem no tempo, mas nossa.. como deve ser falar com a eu do passado via celular? HAHA De repente, dá até pra se divertir um pouco.

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, tenho ctz de que se eu conseguisse falar comigo mesma no passado, tinha uma boa dose de burradas que eu diria pra ela NÃO fazer rsrs
      bjos

      Excluir
  10. Já li algumas resenhas desse livro e acho a premissa do livro bem original e interessante, mas acho que não o leria por agora. No momento, estou procurando outro tipo de leitura.
    Gostei bastante da sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  11. Olá Camila, acredito que leria o livro, parece ser bem engraçado, essa jogada de eu presente e eu passado parece bem hilária já, então creio que já de início divertiria com o assunto. Gostei bastante de sua sinceridade em mostrar os pontos em que não gostou. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Camila
    Tudo bem?
    Sempre fico super ansiosa quando leio uma resenha desse livro, parece ser super divertido. Fiquei bastante curiosa quanto a escrita da autora nele..
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  13. Eu também não conhecia o livro e sinceramente não me interessou nem um pouco =/
    Camila, você vai na Bienal?

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mylla, não irei não, ;s
      Estou sem dimdim no momento, então quem sabe no ano que vem :D
      Beijos

      Excluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.