O que aconteceu com o adeus

Skoob

    Autora: Sarah Dessen
    Editora: iD
   Páginas: 424

Mclean não tem uma vida padrão já há algum tempo. Um dia ela até teve uma rotina normal pra alguém da sua idade, porém tudo mudou no dia em que a mãe da garota traiu seu pai com o técnico do time de basquete pelo qual ambos eram fanáticos. A partir daí as coisas começaram a tomar rumos completamente diferentes.

Sua mãe casou-se com o amante, teve gêmeos e foi morar em uma bela mansão, na qual Mclean nunca sentiu em casa. Seu pai, Gus, vendeu o restaurante da família e aceitou o trabalho de consultor, no qual sua função é encontrar restaurantes à beira da falência, comprar e reerguer o local, e então vendê-lo novamente por um preço mais lucrativo. O problema é que isso acaba fazendo com que Gus nunca fique mais do que alguns meses em uma única cidade, sempre indo à procura de um novo lugar aos pedaços.

Depois de ter conseguido fazer com que seu pai tivesse sua guarda, Mclean teve que se acostumar com a vida nômade que ambos levam. Mas após 2 anos, a garota aprendeu uma maneira de reconstruir sua vida: mudando quem ela é. A cada nova cidade em que vai morar, Mclean adota um novo nome, uma nova personalidade, uma nova vida.

Ela já foi garota normal que teve sua vida destruída pela própria mãe, agora ela quer ser alguém que pode controlar o próprio destino. Depois de ter sofrido com a traição, Mclean não quer mais criar laços com pessoas que vão abandoná-la, e ser alguém diferente a cada parada faz com que a despedida seja sempre mais fácil.

Lakeview, o novo lar temporário de Gus e da filha, no entanto, já começa indo contra as expectativas da garota. De início ela tinha decidido que se chamaria Liz, mas sem perceber acabou se apresentando para Dave com o seu nome verdadeiro, e então não teve mais como voltar atrás. Agora, ali, ela seria Mclean, a verdadeira.

Enquanto tenta redescobrir quem é, a garota também precisa descobrir quem quer se tornar. No meio dos seus problemas familiares, do rancor pela mãe, do amor protetor pelo pai, Mclean se esqueceu que não é ela quem tem que cuidar dos pais, e que ela é só uma adolescente que merece viver as aventuras que a idade lhe permite.

Dave, o garoto gatinho e meio misterioso, é quem irá despertar em McLean novamente a vontade de ser uma pessoa só, alguém que pode ficar em um lugar por mais de alguns meses, alguém que pode ter amigos e que pode pensar no futuro a longo prazo, sem ter medo de que as coisas mudem na semana seguinte.

O que aconteceu com o adeus é uma daquelas leituras que você começa sem saber onde vai parar. É tanto problema que cerca a protagonista, que você nunca sabe qual o próximo capítulo. É um livro que desperta os sentimentos no leitor, e quando dei por mim eu estava vivendo a vida de Mclean junto com ela: com raiva da mãe, querendo Dave, com medo do que estava por vir e protegendo o pai.

Cada personagem que entra no enredo tem uma vida e personalidades completamente diferentes, uns com problemas maiores que o dos outros, mas todos se encaixam tão perfeitamente no desenrolar da estória que fica impossível imaginar toda a trama sem qualquer um deles.

Há cenas no livro, entretanto, que nos fazem pensar que este será a narrativa mais pacata do universo. São passagens que nos fazem lembrar daqueles episódios de novela em que as pessoas estão tomando café da manhã todas juntas, falando um momento de besteira sem fundamento que não vai alterar em nada o curso dos acontecimento, e que sem essas cenas a trama não sofreria mal algum. É o que vi algumas vezes em O que aconteceu com o adeus. Há momentos do livro que só servem pra “encher linguiça”, e que acabam se tornando um pouco entediantes. Por sorte, são poucos.

Mesmo assim, não posso deixar de dizer que Sarah Dessen me conquistou. O romance entre Mclean e Dave fica um pouco no pano de fundo, e talvez essa seria uma alteração que teria feito, porque Dave é realmente cativante. Mas todo o resto, todos os outros contratempos da personagem, são intensos e viciantes. O que aconteceu com o adeus é capaz de grudar na sua pele e deixar um sabor de quero mais ao chegar ao fim.
- Você me pediu para sair com você. Sei que provavelmente você mudou de ideia. Mas você precisa saber, a resposta era sim. Sempre foi sim, em relação a você. (Página 372)
Beijos e comentem!

10 comentários:

  1. tenho vontade de ler os livros da autora, tem um clima leve que me atrai
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey
    Eu gostei desse livro, mas concordo com você há momentos desnecessários e que entendiam.

    A minha leitura agitou mais, depois que Dave apareceu hahaha

    Ainda quero ler mais da autora, a escrita dela é ótima.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, tb tenho vontade de ler mais coisas dessa autora, inclusive já estou com outro livro dela em mãos haha
      bjs

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro e nem a autora. Adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler. Pelo que você falou o livro parece ser bem legal, e esse tipo de livro que começa e não fazemos ideia de onde vai chegar me chama bastante a atenção! Vou procurar para ler =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, leia! Tenho ctz de que irá curtir :D
      Beijos

      Excluir
  4. Camila linda *-*
    Estou lendo esse livro no momento, e apesar de ainda estar no começo (pg153) concordo com você que as vezes ele dá uma caída e fica tedioso, espero que melhore porque estou me segurando pra não abandoná-lo.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iêda, continue a leitura, sim.
      Pode ser realmente difícil às vezes, mas é vai te conquistar mesmo assim (:
      beijos

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Faz tanto tempo que eu venho querendo ler esse livro que eu ate esqueci haha Ja tenho ele aqui então vou começar logo! Apesar do que você falou sobre ser cansativo em algumas partes sua resenha me animou de novo :)

    Beijos,
    Giovanna
    sonhandocomlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, sim, Gio! Tenho certeza de que irá gostar :D

      Excluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.