O Projeto Rosie

Skoob
 Autor: Graeme Simsion 
Editora: Record
Páginas: 320

Don Tillman é um geneticista de 39 anos que nunca teve uma namorada. Não que ele não seja belo, malhado, inteligente e bem sucedido. Mas, sim, porque Don nunca encontrou uma mulher que fosse a sua altura. Devido a toda a sua rotina rigorosa e pré-estabelecida, grande respeito por toda e qualquer regra, e ainda por cima sua incapacidade de manter um relacionamento com outro ser humano, Don não teve tempo ou oportunidade de encontrar a mulher perfeita.

Pensando que já estava na hora de resolver seu problema amoroso, Don decidi criar O Projeto Esposa. Tal projeto se trata de uma lista de todas as coisas que a mulher perfeita para Don deve ter: chegar sempre em ponto, comer de tudo (isso inclui rim, fígado, pâncreas, etc), um bom intelecto, não fumante, não bebe, não usa maquiagem, entre outros requisitos um tanto absurdos. Para poder selecionar suas candidatas Don transformou sua lista em um questionário, e lançou esse jogo de Perguntas e Respostas nos sites de relacionamento na internet.

É claro que, com tantas perguntas extremas, Don estava tendo dificuldades de encontrar a mulher ideal, por isso passou a receber a ajuda de seu melhor amigo Gene, um professor na mesma faculdade na qual Don dá aula e que se diz um expert em mulheres. Quando Rosie aparece em seu escritório minutos após Gene ter levado a lista de candidatas, Don decide confiar na opinião do amigo e a convida pra sair.

Rosie é jovem, bela, se veste de forma discreta, não usa maquiagem, e usa poucas joias (o que Don achou que pudesse tolerar na mulher ideal). No entanto, logo no primeiro e desastroso encontro Don percebe que Rosie está longe de ser a melhor candidata para a vaga de “A mulher com que ele irá passar o resto da vida”. Vegetariana, desorganizada, não sabe ser pontual, bebe e ainda por cima fuma!

Mas quando Don fica sabendo da vontade de Rosie de encontrar o pai biológico, ele acredita que pode ajudá-la, já que é essa a área na qual trabalha, surgindo assim O Projeto Pai. Agora eles terão que passar grande parte do seu tempo juntos. Rosie irá bagunçar a rotina rigorosa de Don, e mesmo sabendo que ela não é a mulher ideal, Don não consegue se afastar. E logo ele, que é incapaz de nutrir sentimentos por alguém, não sabe porquê gosta tanto de ficar perto de Rosie.

O Projeto Rosie é um romance delicioso capaz de encantar seu leitor logo nas primeiras páginas. O que dizer sobre Don? Don Tillman é um dos personagens mais marcantes, bem construídos e queridos que já encontrei nesse mundo literário. Sem mencionar inteligente! Ele e todas as suas regras e minutos controlados divertem o leitor e nos faz analisar nossa vida de uma maneira diferente.

Rosie também é outra personagem cativante, com seu jeito às vezes ácido, às vezes irresponsável, ela traz vida ao Don e ao livro. São dois personagens bastante humanos e que nos mostram lados diferentes de uma mesma situação. Afinal, devemos respeitar a regra do jeito que ela é ou devemos adaptá-la a cada caso?

Um enredo muito bem criado, e uma narrativa fácil, simples e bem incorporada. Se não fosse pelos erros de revisão que encontrei no livro, eu diria que O Projeto Rosie é perfeito. No entanto, nem mesmo esses erros foram capazes de tirar do livro todo o seu prestígio. Com certeza vale a pena ler!
Os seres humanos muitas vezes deixam de enxergar o que está perto deles e que parece óbvio com os demais. (Página 96)
Minha agenda e minhas competências sociais estavam alinhadas com a prática corrente, da melhor forma possível segundo minhas capacidades e o tempo que eu reservara para isso. O Projeto Don estava concluído. Era hora de iniciar O Projeto Rosie. (Página 274)
Beijos e comentem!

14 comentários:

  1. Oie,
    menina já ouvi bastante sobre esse livro. Infelizmente os erros de revisão é culpa a editora e não do autor, mas da dó...

    não sabia que o livro era um romance, agora que li sua resenha me encantei!

    Vou marca-lo como desejado para não esquecer dele.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, sei que é culpa da editora, mas ainda assim o livro merecia que tudo fosse perfeito já que a estória é maravilhosa! :/

      Excluir
  2. Até agora só li uma resenha negativa... Estou muito curiosa para ler esse livro e conhecer os personagens q parecem ser muito fofos!!!
    Além disso gosto muito quando o narrador é um personagem masculino....

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela leitura e resenha. Só escuto elogios a esse livro e a capa é linda. Valeu pela dica!!!!

    Bjos


    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm adorei o livro. É uma história muito criativa!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Além de ter um enredo que parece ser divertido e envolvente, “O Projeto Rose”, é um livro que tem recebido muitos comentários, o que me deixa com muita vontade de lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de romances
    E esse me chamou atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii!!
    Tô tão curiosa para conhecer o Don! *_*
    Será uma das minhas próximas leituras!
    Beeijoss

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  8. Como não querer esse livro, se todo mundo fala bem dele.
    Livros que nos encanta desde a primeira página é maravilhoso, quero muito ler esse livro e por isso ele está nos meus desejados.


    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser ótimo né confesso que não sou mt fã de ler mais esse realmente me interessei !
    Parabéns e sucesso com o blog ele é lindo
    Seguindo aqui, segue de volta? Desde já agradeço...
    Ahh tem post novinho no blog confira!?
    Tenhauma ótimo fim de semana, bjuhh Saah
    http://makeupforeverrr.blogspot.com.br/2013/08/make-rosa-glamuor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina, obrigada pelo elogio! :D
      Pode deixar que vou passar pelo seu blog sim
      beijoos

      Excluir
  10. Anônimo9.8.13

    Olá Camila !!!!!!
    Este livro já faz um tempo que entrou na minha lista de desejados.AMO livros com um toque de humor,pelo que entendi sera ocasionado pela Rose.E o Don nossa já me encantei por ele somente lendo a resenha(mesmo sendo muito rigoroso em seu projeto).
    Estou bem ansiosa pela leitura e não vejo a hora de poder ler.

    Parabéns pela resenha!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, na verdade, a graça do livro é Don. Com todo o seu jeitão esquisito e sempre fora do comum ele nos faz rir bastante durante a leitura. É um dos meus personagens favoritos de todos os tempo, com certeza haha
      beijos

      Excluir
  11. Anônimo12.8.13

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e as duas que li não medem esforços para elogiar. *--*
    To com uma vontade imensa de ler O Projeto Rose. Ótima resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.