Ruínas de Gorlan

Skoob
  Rangers - Ordem dos Arqueiros, vol.1 
Autora: John Flanagan 
Editora: Fundamento
Páginas: 239


O enorme reino de Araluen é subdividido em vários feudos, e em um desses, mais precisamente no feudo de Redmont, existe um garoto órfão e franzino, que sonha em entrar para a Escola da Guerra e se tornar um guerreiro, assim como seu pai foi um dia. Will tinha o desejo de se tornar um soldado do barão e honrar a memória do pai, no entanto, no dia da Escolha, o dia em que cada chefe de ofício do feudo seleciona um aprendiz, ele foi rejeitado pelo Mestre da Guerra, que afirmou que Will não era bom o bastante para a batalha. Mas pra surpresa do garoto, que já imaginava que seria rejeitado por todos os outros chefes de ofício, um mestre o escolheu: Halt, o arqueiro.

Will sempre foi um garoto ágil, honesto, corajoso e leve, e todas essas eram as características de um arqueiro em potencial, no entanto, assim que começou suas aulas com Halt, ele viu que ser um arqueiro era muito mais do que acertar alvos com flechas. Will teve que aprender a se camuflar, a andar tão silenciosamente como se flutuasse, ouvir com atenção, entender mapas, identificar pegadas, compreender as obrigações de um arqueiro e adestrar um pônei. O garoto, tão jovem, já estava aprendendo aquilo que usaria no caso de uma batalha. Ele só não imaginava que teria que usar suas habilidades tão cedo.

Morgarath, o antigo barão de Gorlan, que se voltou contra o rei Duncan anos antes, está se reerguendo. Desta vez, o já conhecido inimigo do reino, reuniu um exército poderoso de criaturas há muito esquecidas pelo povo, animais inteligentes, que se parecem com macacos super dotados, indestrutíveis e que possuem um habilidade assustadora no quesito “Matar”. Os arqueiro, que foram os responsáveis pela derrota de Morgarath na guerra anterior, terão que se reunir novamente, e se preparar para a guerra. Mas enquanto os barões de cada feudo organizam seus exércitos, Will fará parte do grupo de busca que irá procurar pela toca das criaturas lendárias e assassinas que Morgarath está usando. Uma missão, talvez, importante demais para estar nas mãos de um simples aprendiz.

Rangers - Ordem dos Arqueiros começou sem muito entusiasmo. No início eu estava me arrastando com o livro, e foi somente na metade que a estória ganhou ânimo e me envolveu, mas depois que o livro ganha ritmo é uma ótima leitura. Ruínas de Gorlan é o primeiro volume da série, que até o momento possui 11 livros, mas só por ele já podemos ver que a série é recomendadíssima pra quem adora aventuras. John Flanagan desenvolveu um enredo original e criativo, não sendo possível comparar Rangers com nenhum outro livro. Senti falta de um pouco mais de emoção nas cenas de ação e achei que o autor pudesse estendê-las um pouco mais, entretanto, não posso dizer que sua descrição tenha sido ruim, apenas que poderia ter sido melhor.

O ponto positivo do livro é a descrição de Will. Will está longe de ser o herói perfeito; ele possui um corpo magro e miúdo, e não tem nenhum superpoder. Ele é apenas um garoto humilde que aprendeu a desenvolver as habilidades que ele sempre teve, mas nunca soube que estavam lá. Como o livro de todo é voltado mais para o público jovem, eu achei esse ponto criado pelo autor de grande importância, porque muitos leitores que ainda estão na fase de desenvolver e descobrir seus talentos vão se identificar com o protagonista aprendiz de arqueiro.

No geral, eu gostei do livro, e só não dei nota maior a ele devido ao começo parado, mas tenho intenções de continuar a ler Rangers, principalmente porque o final de Ruínas de Gorlan deixa o leitor pedindo por mais. Tenho certeza de que Will irá crescer muito durante a série, e estou curiosa também pra saber o futuro que John vai criar para alguns personagens secundários que são amigos de Will. Ah, e antes que eu me esqueça, mais uma vez a Editora Fundamento me conquistou com sua diagramação. O livro é repleto de detalhes nos cantos das páginas e no início dos capítulos, deixando a obra com uma característica única e que atraem os olhos do leitor. Com certeza é um livro que vale a pena.

Beijos e comentem!

18 comentários:

  1. Eu particularmente adoro livros de ação, já tinha visto esse livro no skoob mas nunca me interessei em saber de qual gênero ele pertencia, agora sabendo que é ação me interessei, ainda mais depois de ler sua resenha, pena que o livro não prenda desde o início, isso acaba me desestimulando um pouco, já que sou ansiosa e gosto que tudo aconteça logo, hehe, mas eu gostei de saber que o Will não é "mocinho" como tantos outros. Já entrou na minha lista de desejados *-*

    ResponderExcluir
  2. Gosto desse tipo de livro, de aventura, principalmente quando rola guerras, soldados e tudo mas, só tem uma coisa que não gostei nesse livro, são poucas paginas, e parece tão perfeito de se ler o/
    Camila ja mandei um Email para você, sobre a Afiliação!
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3.9.13

    Eu estou ansiosa pelo livro. Quero muito lê-lo, porém eu ainda não o tenho... infelizmente. Mas quando eu finalmente ter, quero realmente ler. Gosto deste tipo de livro. Parabéns pelo blog e pela resenha. Beijos,

    Aritana - (http://arimaciel.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, pouquinhas páginas!
    Lendo a resenha, a imagem do Will que me veio foi que ele é super parecido com o menino do filme "Como treinar o seu dragão" (que eu esqueci o nome)...
    Achei interessante, mesmo com o começo ser meio parado como você disse, me deu vontade de ler! ^^

    ResponderExcluir
  5. Caramba 11 livros?
    Eu já tinha visto esse livro antes no skoob, mas não dei muita atenção, e apesar da sua resenha ter me dado uma vontadezinha de ler eu não gosto de series com essa quantidade de livros. Ja foram foram lançados?

    Bjos

    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4.9.13

    Já tinha visto em alguns blogs resenhas deste livro e já tinha ficado bastante interessada.Gosto deste tipo de livro, mas confesso que 11 para uma série é bastante. Sua resenha deixou bem claro o ponto que deixou a desejar, mas você descreve ele de uma forma pra quem gosta desse gênero ficar louca pra saber a continuação da historia!!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro bem interessante
    Não tenho costume de ler esse tipo de livro, mas gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Indiquei uma tag para você lá no blog.
    Espero que goste.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2013/09/tag-complete-frase.html
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5.9.13

    Olá Camila!Olha eu não sou fã de livros assim,mas acho legal para quem gosta,ate mesmo porque ele é mais para o publico jovem.Eu sou mais daquela que gosta de um romance,thriller e Comedias.
    Não digo que num futuro eu não venha ler ate mesmo por que eu não sei,mas quem sabe não é!

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  10. Olá Camila,

    Rangers sempre foi uma série que ouvi falar, muitas das pessoas que conheço a amam e sempre qdo sai uma continuação ficam doidas. Ultimamente tenho lido mais livros desse estilo de aventura. Mas gosto quando o livro me prende de vez. às vezes esse começo arrastado se faz necessário, mas a meu ver desgasta muito o leitor. Fiquei curiosa com a sua resenha, mas o que me desanima é saber que é uma série enooorme hauahuahau mesmo assim, darei uma chance ao primeiro volume.
    Parabéns pela resenha,
    bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.com

    ResponderExcluir
  11. Camila,
    odeio livro com começo paradão, ás vezes pego raiva e no final das contas não consigo ler.
    Não conhecia o livro da Editora, ele é bem novo pra mim

    beijinhos ♥
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Uma dívida: todos os livros da série já foram lançados?
    Apesar das poucas páginas, é ruim qnd a coleção é grande (11 livros, uow)...ainda mais quando não foram publicados todos...
    Enfim...acho que este não entra na lista de desejados não...pelo menos não agora...=)

    ResponderExcluir
  13. Não tenho vontade de ler não... Não é bem meu estilo, sabe? Foi bom saber sua opinião, Camila! Adorei a resenha =D

    ResponderExcluir
  14. Miga parabéns pela resenha ficou bem escrita =)
    Confesso que tenho curiosidade em ler essa série, até add lá no skoob na minha lista de livros para ler, mas confesso que ela não é uma prioridade, apesar dos livros da editora Fundamento serem sempre bem caprichados (tenho a série Poderosa e adoro ela em todos os sentidos).
    Valeu pela dica de leitura.

    Bjos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  15. Ainda bem que o livro se recuperou depois do inicio morno. É uma série que pretendo ler mais para frente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Não é meu gênero de leitura favorito, também não ando lendo séries pela demora que as vezes há entre o lançamento de um volume e o próximo, mas acho que essa Série é bem legal pra quem é fã desse gênero e pro publico adolescente, e mesmo que o começo do livro seja parado, depois a historia engrena e tudo fica bem! Parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, realmente este é o problema das series, mas como ainda tenho 10 volumes pela frente com ctz vou demorar bastante pra me atualizar xD

      Excluir
  17. Esse não é o meu gênero preferido, e o final parado acho que já vai me fazer desistir :( E como é uma série, eu prefiro nem começar...

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Beijos!

 
No Limite da Leitura © Copyright 2013 | Design por Camila Darc | Todos os direitos reservados.